Comments

Hemorio faz campanha de doação de sangue em campus da Unigranrio.

Campus Duque de Caxias recebe o projeto ‘Calouro Sangue Bom’ Foto: Divulgação / Unigranrio
A Unigranrio recebe hoje e amanhã (14 e 15) o Hemorio no campus Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O projeto ‘Calouro Sangue Bom’ mobiliza há 17 anos alunos e não-alunos da universidade para doarem sangue.

Promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina, o evento acontece das 9h às 16h na Rua Professor José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto. A equipe itinerante do Hemorio levará cadeiras especiais, lanche e médicos, enfermeiros e auxiliares para as coletas, que serão feitas em duas salas de aula.

A parceria engloba também doação de medula óssea. Os alunos de Medicina da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia de Medicina da Unigranrio/Caxias darão informações sobre todo o processo. Participarão membros do projeto de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que faz parte do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

- Estimular o hábito da doação de sangue entre os jovens é essencial para que consigamos atingir, no futuro, o percentual recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3 a 5% da população doando sangue regularmente. Por isso, as campanhas nas universidades são tão importantes - alerta a chefe responsável pelo setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Simone Maia.

A estudante de Medicina Mayara Vasti se tornou doadora assim que entrou na faculdade, há quatro anos. Desde então, só deixou de participar da campanha uma única vez, conta:
- Esse projeto facilita muito, ainda mais por eu ser de um curso que é integral. A gente entra na faculdade de manhã e sai no fim do dia.
Segundo o Hemorio, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial, com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas nas doze horas que antecedem a doação. Pessoas com idade entre 61 e 69 anos apenas podem participar se tiverem feito alguma doação antes de completar 60 anos.

Os jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. É necessário apresentar - tanto os doadores quanto os responsáveis - identificação com foto. O modelo da autorização pode ser adquirido no próprio site do Hemorio.
Fonte: Juliana Alcantara/EXTRA
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES