O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Puppato, lançaram em Março de 2012, em Brasília, o edital para o projeto-piloto das Cidades Digitais. |
O projeto Cidade digital tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando prefeitura as demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde e demais órgãos públicos, tornando assim a cidade autônoma em internet, diminuindo gastos com provedores e demais serviços de terceiros. O projeto internet para todos visa a inclusão digital, promoção a assistência social, aumento da arrecadação municipal, captação de incentivos fiscais e financeiros, assim como o pleno desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, econômico, comercial e auto-sustentável. Levando assim interconexão digital a prefeitura e demais órgãos públicos, assim como as famílias atendidas pelo município via banda larga até a rede mundial de computadores(internet), acesso a dados, imagem e Voz sobre IP(VoIP).
O Projeto foi lançado em março de 2012, em Brasília, onde seriam inicialmente selecionados 80 municípios brasileiros para participarem do projeto-piloto das Cidades Digitais.
Cronograma básico proposto. Imagem Ilustrativa da Internet. |
Além da infraestrutura de rede, as cidades selecionadas receberão aplicativos de gestão pública para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Os servidores públicos do município também serão capacitados no uso de softwares e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas para a promoção da cidadania. Ainda está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação, em locais definidos pelas próprias prefeituras.
“É um modelo sustentável que possibilitará a melhoria na administração pública dos municípios. Não é só dar o financiamento [para a construção das Cidades Digitais]. O projeto possibilita a avaliação dos projetos, garante seu funcionamento e o alcance de seus objetivos”, explicou o ministro Paulo Bernardo, ressaltando ainda que o programa Cidades Digitais é estruturante e de durabilidade de longo prazo.
Em Belford Roxo a Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia Dilcéa Quintela recebeu do Prefeito Dennis Dauttmam a tarefa de desenvolver o Projeto.
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foram aplicados R$ 44 milhões para desenvolver a primeira etapa do programa, que já tem mais R$ 100 milhões prometidos pela presidenta Dilma Rousseff, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para beneficiar mais 200 municípios com a iniciativa.
Fonte: Initec/Governo Federal
0 Comments:
Postar um comentário