Comments

Projeto Iguaçu convoca fórum de participação popular para debate de propostas sobre APA do Alto Iguaçu.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Casa da Cultura realizaram na terça-feira (16/07), às 18h, o Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu. O encontro aconteceu no Patronato, em Nova Iguaçu. O tema principal do encontro é a Área de Proteção Ambiental (APA) do "Alto Iguaçu", uma área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.
A Apa do Alto Iguaçu foi criada para contribuir com o controle das enchentes que castigam a Baixada Fluminense. O Inea, em parceria com as prefeituras da região, fará um controle da ocupação urbana, evitando tragédias em períodos de chuvas fortes. A ideia é preservar as áreas de alagamento, para que o solo não perca sua capacidade de absorção da água.
Representantes dos municípios debateram durante, pelo menos duas horas a temática de criação da APA do Alto Iguaçu, e a problemática que envolve o assunto e entre estas a realização de evento da Prefeitura de Nova Iguaçu na área da reserva que poderá causar danos ao meio ambiente, também a criação do conselho gestor da APA, questões estruturais e estruturante de funcionamento da APA e o controle, monitoramento e fiscalização do uso do solo, principalmente devido as obras do Arco Metropolitano e do Projeto Iguaçu, pois estas áreas precisarão de uma maior atenção devido a sua localização geográfica e a susceptibilidade as enchentes e a falta de um crescimento ordenado das cidades, que a cada dia tem uma nova construção se iniciando em áreas de risco de inundação, imagine a vinda de dezenas ou centenas de empresas para estas regiões acontecendo sem nenhum acompanhamento ou regulamentação ambiental.
Em alguns momentos do encontro os nervos ficaram "a flor da pele", e as lideranças locais cobraram uma maior participação popular nas tomadas de decisões e afirmam que, em alguns momentos não foram consultados durante a construção dos projetos e programas, segundo o engenheiro Irinaldo Cabral do Inea que é Coordenador Geral do Projeto Iguaçu a Presidenta do Inea Marilene Ramos já sinalizou que em breve estará se reunindo com a Comissão Executiva do Fórum Regional do Projeto Iguaçu para discutir as próximas etapas do projeto, que nesta fase estará reassentando aproximadamente 2500 Famílias, construindo Parques Inundáveis, estará preparando o Dique do Rio Iguaçu para a construção da Rodovia Transbaixada e a construção do Cross Parque da Baixada no Parque Amorim no Lote XV em Belford Roxo orçado em 24MILHÕES. O Subsecretário de Meio Ambiente de Belford Roxo Ranieri dos Santos, Rogerio Gomes Assessor Especial da Prefeitura de Belford Roxo e membro da Comissão Executiva do Fórum Regional do Projeto Iguaçu participaram do evento juntamente a outros representantes de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mesquita entre outros participantes.
Matéria Blog do Lote XV
Referência: Projeto Iguaçu
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES