Na tarde desta sexta-feira (10 de dezembro), foram realizadas visitas técnicas aos pontos críticos da cidade, atingidos durante o período de chuvas. Esta ação é uma iniciativa da Prefeitura de Belford Roxo, que solicitou, aos governos estadual e federal, recursos para a liberação de verbas para obras emergenciais de recuperação, como contenção de encostas, limpeza de rios e ruas.
Técnicos da Defesa Civil Nacional e Estadual participaram das vistorias e vão definir como e quanto será disponibilizado para o município. Além disso, representantes da Casa Civil, Caixa Econômica Federal e dos Ministérios das Cidades, de Habitação e Saneamento compareceram ao encontro para definir novas diretrizes de ajuda à população. O objetivo das ações é a reconstrução imediata de pontes e vias de acesso.
Diversas áreas danificadas foram visitadas pela comitiva formada pelo Prefeito Dennis Dauttmam, o Presidente da Câmara, Markinho Gandra, vereadores, representantes da Defesa Civil Municipal, além do Secretário e Subsecretário de Segurança Pública, Claudinei Martins e Adriano Lemos, respectivamente. Dentre as áreas mais afetadas estão a Estrada da Mina, em Heliópolis, o Rio Machabomba, em Nova Piam, a Rua Doutor José Sabóia, no Largo da Baiana, e a Rua Cintra, no Parque Veneza.
O objetivo da prefeitura é analisar os danos e fazer um estudo para amenizar os impactos causados pelas precipitações. “O município está em estado de emergência, pois sabemos das necessidades que temos na nossa cidade. Por isso, percorremos muitos trechos que foram atingidos em Belford Roxo. Atualmente, não temos verbas para fazer a prevenção desses desastres, mas é importante que todos saibam que estamos correndo atrás do prejuízo e faremos de tudo para amenizar o sofrimento da população”.
Outras ações também estão sendo realizadas pela Prefeitura, através das Secretarias de Serviços Públicos e de Assistência Social e Direitos Humanos para minimizar os impactos. Diversas equipes já estão trabalhando na limpeza da cidade. Enquanto isso, a assistência social vai providenciar o cadastro das famílias atingidas para que consigam o aluguel social e a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
0 Comments:
Postar um comentário