O Prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, fez nesta terça-feira (07), durante um encontro com a imprensa, um balanço das conquistas alcançadas em sua gestão. Ele falou das dificuldades, mas também apresentou diversos projetos em andamento no município que tem objetivo de melhorar a vida dos belforroxenses.
O primeiro ponto argumentado pelo prefeito foi a dificuldade de fazer melhorias numa cidade onde 70% da população não paga impostos. Ele lembrou que o município tem 100% de área urbana, área essa que cresceu desordenada, sem planejamento.
O município tem carência em diversas áreas, mas, escassas fontes de recursos para sanar os problemas.
"Dos 220 mil imóveis existentes na cidade, apenas seis mil tem registro, ou seja, 70% da população não paga impostos.
Temos poucas indústrias, quase nenhuma fonte de arrecadação e dívidas herdadas a pagar. Nos faltam recursos próprios para investir em obras e melhorias para população. Por isso, resolvi replanejar a cidade, elaborar projetos e pedir ajuda para outras instâncias do poder público. Com os recursos vindos de fora, é que tudo está começando a clarear. Temos muitas coisas positivas para começar a acontecer" disse.
Praça do Wona já em obras. |
Rodoviária do Lote XV vai ganhar nova estrutura mais arborizada e arejada. |
Fora isso, o prefeito lembrou que a cidade está passando pelo maior número de intervenções de sua história. São 435 ruas sendo reformadas, outras 13 frentes de obra em andamento, fora o que já foi concluído com a parceria com os governos estadual e federal.
Neste âmbito, mais de 30 bairros tiveram ruas recapeadas com o Projeto Asfalto na Porta, e 255 vias estão sendo reconstruídas através do Programa Asfalto na Porta.
Na Rua Radler de Aquino entre Nova Aurora e Shangrila, galerias estão sendo implantadas para resolver o problema de falta de Drenagem existente na região. |
Dauttmam também comentou que está aguardando a chegada de recursos para iniciar outros projetos: a reforma da Avenida Joaquim da Costa Lima, a reabertura da usina de asfalto da cidade e a reurbanização completa do centro.
Saúde e Hospital do Joca:
Outro assunto citado durante a coletiva foi a paralisação parcial do Hospital Municipal Jorge Julio Costa dos Santos, o Hospital do Joca, para obras de ampliação e reforma. Segundo o prefeito, a medida foi necessária para poder oferecer à população infraestrutura hospitalar adequada.
Atualmente dois projetos são desenvolvidos na unidade: a ampliação do hospital (que está ganhando um centro cirúrgico de emergência e nova ala de ortopedia) e a reformulação da área interna, dos equipamentos, mobiliário e corpo médico. Além disso, a prefeitura contratou uma empresa para gerir a parte administrativa da unidade visando garantir o devido cumprimento dos procedimentos adotados com os pacientes.
“Eu não podia deixar a população esperando para ser atendida do lado de fora como era antes. Não podia fingir que não estava vendo os médicos não cumprirem seus plantões. Tentei vários paliativos e nada. Então parti para uma ação mais pesada. Primeiro, reformei a recepção. Em seguida, retomei a obra de ampliação e agora, estamos readequando a estrutura da unidade para garantir que a população tenha o atendimento de jeito que precisa e merece. Estou sempre buscando alternativas para melhorar o setor de saúde da cidade”, disse.
Além disso, a prefeitura está investindo na reforma, ampliação e construção de postos de saúde, cinco academias de saúde, duas clínicas da família e no fortalecimento do Programa Melhor em Casa.
Parcerias e mais investimentos:
Lembrando da importância das parcerias para o desenvolvimento de município, Dauttmam frisou que Belford Roxo em parceria com os governos federal e estadual já entregou ao longo da atual gestão 5.600 moradias do Minha Casa Minha Vida, fora o que está em construção.
O município ainda foi contemplado com a construção de um novo Polo Cederj (que será inaugurado no próximo mês), mais um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) e a instalação de um campus do IFRJ, que será a primeira faculdade federal da cidade. Isso, sem esquecer dos dois CEUs (Centre de Artes e Esportes Unificados), do CIE (Centro de Iniciação Esportiva) e do SESC, esse em parceria com a iniciativa privada.
A Prefeitura também está investindo na reforma de 22 escolas, de praças, ruas, avenidas, sem contar com a Escola de Educação Especial Albert Sabin, já pronta.
Encerrando o encontro, Dauttmam pediu para que a população acredite em seu governo, pois muita coisa positiva ainda está para acontecer na cidade.
Obra do CVT/FAETEC do Lote XV esta avançando na Rua Divita. |
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
0 Comments:
Postar um comentário