Rua interna do Condomínio Vincenza ficou completamente alagada assustando os moradores. |
Uma forte chuva que atingiu o bairro do Vale das Mangueiras no Wona em Belford Roxo assuntou e prejudicou moradores do Conjunto Vicenza do Programa Minha Casa Minha Vida quando uma enxurrada inundou parcialmente a via interna do conjunto e entrou em alguns apartamentos do andar térreo.
Em alguns apartamentos do térreo os moradores construíram barricadas de concreto e ou outros materiais que servem para barrar a entrada de água da chuva em suas casas. Eles contaram que os alagamentos são constantes no local quando ocorrem fortes chuvas.
O condomínio do programa Minha Casa Minha Vida é composto por 3 conjuntos habitacionais (Vicenza/Monza e Arezzo) com 1464 unidades habitacionais que foram construídas em uma área considerada área de amortecimento de cheia onde havia 2 campos de futebol e muitas árvores numa grande área verde e a sua posição geográfica, que fica numa vale cercado de morros não urbanizados, durante as forte chuvas a água desce pelas ruas de barro e provoca os alagamentos devido a dificuldade de escoamento.
Na foto de 2012 é possível ver a galeria que conduziria o antigo Canal do Barrinho ao Canal do Outeiro sob os condomínios. |
Ao lado do Conjunto Vicenza existe uma área vazia, as margens da Estrada Mario Santana (antiga Estrada do Xerém) onde ficou localizado um dos canteiros de obras da Encammp e que era prevista para ser construído equipamentos sociais para atenderem os moradores do conjunto, mas até agora nada foi feito no local, que poderá ser alvo a qualquer momento de invasores, como comentam alguns moradores do local..
Terreno ao lado do Conjunto Vicenza alagou e a água escoou para o conjunto. |
Um pequeno trecho de córrego aberto, denominado canal do Barrinho segundo o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) corta o terreno e teria sido "canalizado" de forma subdimensionada (isso ocorre quando a medida das manilhas utilizadas na obras são inferiores a necessidade para o local) assim não suportando a vazão da água o que provoca o transbordamento por cima do terreno que invade a área do conjunto que fica logo ao lado.
Área do Conjunto MCMV antes da obra em 2011. |
Desde o início das obras do conjunto MCMV no local lideranças locais já questionavam os prováveis problemas futuros junto aos orgão competentes entre eles a Prefeitura de Belford Roxo e o INEA que na época executava obras do Projeto Iguaçu na região, mas nenhuma providência foi tomada e o conjunto foi construído sem nenhum tipo de dialogo ou satisfação com os representantes da sociedade civil organizada. Outros conjuntos do município e outras cidades do país passam pelo mesmo problemas ocasionados por obras mal feitas ou planejadas.
Área do Conjunto MCMV durante a obra em 2012. Na ilustração é possível identificar qual era o traçado do Canal do Barrinho antes da obra, que desaguava no Canal do Outeiro. |
Área do Conjunto MCMV com a obra finalizada. é possível identificar na ilustração o pequeno trecho ainda aberto do Canal do Barrinho que foi canalizado por baixo dos condomínios. |
Por: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV
0 Comments:
Postar um comentário