![]() |
Rua Paiva Couceiro, em Belford Roxo, tem esgoto a céu aberto
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
|
Estudo mostra que há desperdício de água e faltam coleta e tratamento de esgoto .
O esgoto despejado sem tratamento num valão e vazamentos de água no bairro Alvorada, em Nova Iguaçu, são alguns dos problemas vividos diariamente pelo comerciante Renato de Abreu, de 39 anos. O caso dele reforça o ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil, de São Paulo, que estudou as condições de saneamento nas 100 maiores cidades do Brasil, onde vivem 40% da população. Quatro da Baixada foram avaliadas — Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias e Belford Roxo —, e ficaram entre as últimas posições.

Com 801.746 habitantes, Nova Iguaçu ficou com a 95ª colocação no ranking. A cidade da Baixada Fluminense ficou apenas cinco posições à frente do último colocado, Porto Velho, a capital de Rondônia, na Região Norte.
O resultado negativo se deu principalmente por causa da falta de esgoto tratado — apenas 0,37% —, e a perda de água, de quase 30%. “Está tudo entupido, e os detritos são jogados em um valão. Quando chove, minha loja sempre alaga, e o mau cheiro afasta os clientes”, reclamou Renato de Abreu.

Logo atrás , em 94ª lugar, ficou São João de Meriti, com 460.062 habitantes. O abastecimento de água chega a 92,78% da população, mas — segundo o estudo — 32% são desperdiçados em vazamentos ou ligações clandestinas. Já a coleta de esgoto não alcançou nem a metade dos moradores e não há sequer uma estação de tratamento.
![]() |
Prefeito Dennis Dauttmam de Belford Roxo está fazendo bem seu dever de casa. |
Detritos são despejados diretamente em um valão e seguem para o Rio Meriti, sem nenhum tratamento. “O que podemos fazer se não tem uma rede de esgoto adequada? Tem que jogar no rio mesmo”, justifica a dona de casa Conceição Aparecida, 58.
Prefeituras prometem melhorar os serviços
![]() |
http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil#RJ |
Já o governo de Duque de Caxias alegou que não é sua responsabilidade cuidar do saneamento básico na cidade. Segundo a assessoria, a “atribuição é apenas da Cedae”.
![]() |
Parceria entre Prefeitura de Belford Roxo e Governo do Estado está avançando com obra em bairros ntes abandonados como Nova Aurora, Jardim Brasil e Parque Amorim. |
A Prefeitura de Belford Roxo informou que está preparando, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, um Plano Regional de Interesse Comum. O objetivo é melhorar tanto a coleta de esgoto quanto o tratamento de água. Está prevista a reativação dos reservatórios de água e da estação de tratamento do município.
Belford Roxo é a ‘mais bem avaliada’ na região
![]() |
Governador Pezão vistoria obras de saneamento no Canal de Nova Aurora. 2014. |

![]() |
Prefeito Dennis Dauttmam vistoria andamento de obras no Bairro de Nova Aurora. |
A Cedae alega ter investimentos de esgotamento sanitário em andamento, como a complementação da rede coletora no bairro 25 de Agosto (Caxias). Lista ainda a construção do sistema de coleta e transporte de esgoto do sistema da Pavuna, que atenderá a Belford Roxo e a Caxias.
0,37%
É quanto o município de Nova Iguaçu trata do esgoto da cidade. Já São João de Meriti não tem estação de tratamento, e o índice é 0%.
Fonte: Felipe Carvalho /O Dia
0 Comments:
Postar um comentário