A Prefeitura de Nova Iguaçu vai transformar o aeroclube da cidade, fechado há nove anos, em aeroporto para receber voos comerciais. As obras começaram há 15 dias e, na primeira fase, preveem a limpeza e ampliação da pista, dos 1,25 quilômetro atuais para 1,65 quilômetro. A do Santos Dumont, no Rio, tem 1,32 quilômetro.
Além disso, o aeroclube passará por obras de infraestrutura para receber voos de empresas comerciais. Segundo a assessoria do prefeito Nelson Bornier, já há uma empresa interessada em ter linhas a partir de Nova Iguaçu.
A expectativa é que sejam usadas aeronaves com capacidade para até 50 passageiros. E que o aeroporto da cidade seja alternativa para reduzir o número de voos e o saturamentos do Santos Dumont e de Aeroporto de Jacarepaguá, também no Rio.
O secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes, explica que a área do aeroclube pertence ao Ministério da Aeronáutica, que a cedeu à prefeitura. “Eles renovaram a concessão para a prefeitura por mais 35 anos para operação, administração e manutenção. Este é um dos motivos para a obra ser feita”, explica Antunes.
Mas o prefeito Nelson Bornier afirma que ainda não há prazo para que o aeroporto entre em operação. Segundo ele, está sendo feito no momento um estudo para um projeto futuro no local.
O secretário Luiz Antunes afirma, inicialmente, que a pista está sendo limpa e ampliada. “Essa obra está sendo feita até mesmo para alguma emergência que possa ocorrer em Nova Iguaçu”, contou.
O projeto de revitalização será feito em conjunto pela prefeitura e a Aeronáutica. “A revitalização começou e só vai terminar quando tiver pronto o aeroporto”, afirmou.
Está sendo feita a limpeza da área de pouco e do entorno. Valões que cortam o aeródromo e as manilhas estão limpos para evitar alagamentos, comuns na região.
Posição estratégica
A posição estratégica de Nova Iguaçu, entre o Rio de Janeiro e o Sul Fluminense e na área de abrangência do Arco Metropolitano, que ligará o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) ao Porto de Itaguaí, é apontada como determinante para justificar a instalação de um aeroporto na cidade.
A cidade faz limite com Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Japeri, Queimados e Seropédica. E é cortada pela Rodovia Presidente Dutra e pela Via Light e está próxima da Washington Luiz, que liga a Região Metropolitana à Região Serrana.
O aeroclube fica ao lado do estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube e do Corpo de Bombeiros da cidade, que também receberam terrenos da Aeronáutica.
Inaugurada em 1942
O Aeroclube de Nova Iguaçu foi fundado em 1942. Em 2004, foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por falta de manutenção do asfalto e segurança. O aeródromo fica no Centro da cidade, além de ser o único da Baixada Fluminense.
A pista atual do aeródromo tem quase o mesmo comprimento que a do Aeroporto Santos Dumont. Quando for ampliada, o tamanho passaria a ser maior.
O aeroclube foi usado, durante muitos anos, para voos de instrução e pousos de ultraleves e planadores. Além disso, servia como suporte para pequenos aviões com fins comerciais que passavam ou destinavam-se à região.
Fonte: O Dia
Será verdade? Se for isso mesmo, Será um dos atos mais inteligentes já realizados por gestores de Nova Iguaçu. Nunca compreendi porque abandonaram um local estratégico tanto política quanto economicamente como NOVA já que a baixada precisa desenvolver-se mais e NOVA é parte desse processo.
ResponderExcluirSerá verdade? Se for isso mesmo, Será um dos atos mais inteligentes já realizados por gestores de Nova Iguaçu. Nunca compreendi porque abandonaram um local estratégico tanto política quanto economicamente como NOVA já que a baixada precisa desenvolver-se mais e NOVA é parte desse processo.
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