A 13ª edição da Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg), que começou neste domingo e terminou nesta terça-feira 20/8 no Riocentro, na Barra a Tijuca, Zona Oeste do Rio, apresentou tecnologias voltadas para a dispersão de manifestações. A Polícia Militar do Rio já testa algumas das novidades. O Secretário Estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame e a Chefe de Polícia Civil Martha Rocha participaram da abertura do evento e da IACP 11ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A AMÉRICA DO SUL,que aconteceu em paralelo a Feira.
Exclusiva para agentes de segurança e pessoal do ramo, a feira traz novidades como uma nova linha de spray de pimenta com alcance maior, desenvolvida pela Condor. Os que são atualmente usados pela Polícia Militar carioca vão até um metro. Os novos chegam a três. A PM faz testes com o novo spray - que ainda não teve o preço definido - durante a feira.
Entre as pistolas elétricas, a grande novidade é a quarta geração da Taser. O novo modelo pode até dar duas cargas de choque de 50 mil volts e tem câmera acoplada, que grava toda a ação. Além disso, quem manuseia a arma pode fazer uma advertência sem atirar, mostrando apenas uma centelha. Cada kit completo custa US$ 1.900. No Brasil, a nova Taser é usada pela Justiça Federal, para segurança dos juízes.
Câmeras que podem ser acopladas em óculos e uniformes e transmitem a ação em tempo real, via bluetooth, para celulares, estão em fase de testes na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Elas já são usadas por 60 mil policiais dos Estados Unidos e dez mil em toda a Europa. Todo o kit custa R$ 6 mil.
O Subsecretário de Transportes de Belford Roxo Paulo Cesar do Valle participou do evento onde juntamente aos assessores da Prefeitura de Belford Roxo Inspetor Carlos Pinheiro ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal do estado do Rio de Janeiro, Rogerio Gomes assessor especial do Gabinete do Prefeito acompanhados pelo irmão do Prefeito Dennis Dauttmam, o empresário Beto Santos, que é amigo do grupo, realizaram vários contatos com empresários, autoridades e especialistas do ramo onde puderam adquirir maior perspectiva que irão subsidiar novos investimentos em tecnologia de gestão de tráfego, controle de frota entre outros assuntos pontuais, puderam conhecer novos equipamentos que em breve estarão sendo empregados pela PM e Corpo de Bombeiros. Leia mais em: http://extra.globo.com/casos-de-policia/feira-internacional-de-seguranca-no-rio-mostra-novas-tecnologias-para-serem-usadas-em-protestos-pm-faz-testes-9627361.html
Fonte: Extra Online
Edição: Blog do Lote XV
0 Comments:
Postar um comentário