BELFORD ROXO - O ano de 2017 já passou da metade, mas em Belford Roxo ainda tem funcionário público que não recebeu os salários do ano anterior. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belford Roxo, a maioria dos servidores está sem os vencimentos de outubro, novembro, dezembro e o 13º salário. Na área da Saúde, a situação é ainda pior, segundo os sindicalistas. Estes profissionais não receberam nem mesmo o mês de setembro.
— Ainda estamos aguardando. Já passamos do meio do ano e nada de salário da prefeitura. Entramos com uma ação na Justiça para garantir nossos direitos e estamos esperando uma decisão sobre isso — diz Edilson Gonçalves de Aguiar, presidente do sindicato.
A ação judicial foi protocalada em outubro do ano passado e pede um arresto nas contas da Prefeitura de Belford Roxo na ordem de R$ 190 milhões. O dinheiro seria destinado para pagar todos os 7.500 servidores municipais que ainda não receberam.
— Este valor será para pagar o salário de quem ainda não recebeu — garante Edilson.
Quando assumiu o mandato em janeiro deste ano, o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, assinou um acordo judicial apenas com os profissionais da Educação para quitar a dívida deixada pela administração anterior. Neste caso, faltavam receber os meses de novembro, dezembro e o 13º salário. Foi acertado então que o valor devido seria dividido em oito parcelas. A administração antecipou e pagou novembro e dezembro. Para os servidores da Educação, portanto, está faltando ainda o 13º salário, que a prefeitura afirma que pagará a partir de agosto.
Prefeitura dá respostas
A Prefeitura de Belford Roxo informou que está em dia com os salários de 2017 da Educação e de todo funcionalismo e que vem cumprindo o calendário de pagamento acordado com o Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) referente aos salários atrasados do ano passado.
Sobre os vencimentos atrasados das outras categorias, a administração municipal disse que, na última quinta-feira, fez uma audiência de conciliação com a Associação dos Servidores Administrativos e de Apoio de Belford Roxo (Asabel). Na ocasião, a prefeitura se comprometeu a efetuar parte dos salários atrasados até o dia 10 de setembro.
O novo acordo, entretanto, não vale para os outros servidores, como os da Saúde da cidade.
— É uma associação de funcionários administrativos e servidores de apoio, com uma base de 600 funcionários — explica Edilson.
Fonte: Igor Ricardo/EXTRA
Link:
https://extra.globo.com/noticias/rio/prefeitura-de-belford-roxo-ainda-nao-quitou-salarios-atrasados-de-diversas-categorias-21541783.html
0 Comments:
Postar um comentário