Comments

Bairro São Bento ganhará 900 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Famílias retiradas de áreas de "Risco de Enchentes" serão Beneficiadas. Apesar das Obras MPF acata denuncia de lideranças locais e realiza Audiência Pública para discutir assunto.

 MPF/RJ: remoção de moradores de comunidade em Duque de Caxias deve ser suspensa. Comunidade Parque da Liberdade está sendo afetada pelas obras do Projeto Iguaçu e do Projeto Transbaixada.
O Ministério Público Federal em São João de Meriti (MPF/RJ) enviou recomendação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que suspenda as remoções dos moradores da comunidade Parque da Liberdade, em Duque de Caxias, até que seja comprovado o cumprimento rigoroso pela entidade dos direitos dos moradores à informação, participação e moradia. As remoções estariam ocorrendo em razão das obras dos empreendimentos PAC Iguaçu e Projeto Transbaixada, que utilizam recursos da União.

O prefeito Alexandre Cardoso e o ministro das Cidades, Gilberto
Occhi durante assinatura do convênio em 2014.
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, anunciam na quarta-feira (15/10/2014), na sede do governo municipal, em Jardim Primavera, a assinatura de contrato para a construção de 900 moradias no bairro de São Bento, o empreendimento São Bento I – residenciais Bolonha, Florência e Mendoza, vinculado ao PAC com doação do terreno pelo INEA, e investimento no valor de R$ 84.209.955,87.

Para esclarecer os moradores da comunidade, o Inea foi convidado pelo MPF a participar de uma audiência pública no dia 9 de setembro, na sede da Associação de Moradores do Parque da Liberdade, em Caxias. Na ocasião, o Instituto deve apresentar as ações que serão executadas na comunidade que prevejam a necessidade de remoção, um diagnóstico e estudo de alternativas visando evitar ou minimizar a necessidade de deslocamentos involuntários de famílias, além de justificativas técnicas para remoção da população e uma proposta de Plano de Reassentamento e de medidas compensatórias.
Quem passa pela Av.Governador Leonel Brizola (antiga Pres. Kennedy) altura FEUDUC pode perceber o andamento da obra do Conjunto São Bento 1. 
Na recomendação, o MPF pede, ainda, que o Inea garanta os direitos à participação, informação e moradia das comunidades afetadas por obras realizadas pelo instituto em todo estado do Rio de Janeiro, especialmente quanto ao cumprimento das normas previstas pela Portaria Ministério das Cidades nº 317/2013.

“Os moradores do Parque Liberdade, que habitam na região da APA São Bento há décadas e aguardam a regularização fundiária da comunidade pelo Iterj ,devem ter seus direitos de informação , participação e moradia respeitados , conhecendo os projetos do Inea e do governo estadual que impactem sobre seu direito de moradia , as justificativas técnicas para e eventual remoção e as alternativas para eventual reassentamento.”, afirma a procuradora da República, Luciana Gadelha, responsável pela recomendação.
Quem passa pela Av.Governador Leonel Brizola (antiga Pres. Kennedy) altura FEUDUC pode perceber o andamento da obra do Conjunto São Bento 1. 
O Inea tem 15 dias para se manifestar sobre o acatamento da recomendação. Caso o Instituto não cumpra as medidas solicitadas, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis.

Audiência para debater impactos sociais dos projetos Iguaçu e Transbaixada em Caxias (RJ):
Data: 09/09/2015
Horário: 14h
Endereço: Rua Castro Alves, nº 2, bairro do São Bento, Duque de Caxias (sede da Associação de Moradores da Comunidade do Parque da Liberdade).

As inscrições para a participação deverão ser realizadas através do e-mail andrezamith@mpf.mp.br, sendo que as participações estarão limitadas à capacidade do auditório.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br
https://twitter.com/MPF_PRRJ
Fonte: MPF/O Dia
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comments:

  1. Boa noite, a rua travessa presidente kennedy também vai ser realocada!Aqui no bairro já estão ate fazendo cadastro dos moradores é triste pensar em deixar esse lugar moro aqui a 28 anos e conheço pessoas que já moram a quase 40..Criamos raízes,esperamos por melhorias,acreditamos nas promessa e agora teremos que sair querendo ou não..

    ResponderExcluir
  2. Meu nome Ernandi Silva nascimento gostaria de te mais informações sobre os apartamentos e Condo vomos ter as respostas certas no meu caso eu tenho uma ongue espririta e como fazer pra que consigo a antecipadamente uma resposta da minha indenização pra que posso compra um terrenos que poder levar as minhas coisas da minha religião que são meus orisa do meu candomblé por favor me dê uma solução pro meu caso

    ResponderExcluir

MAIS ACESSADAS RECENTES