Comments

Morte do 1º prefeito de Belford Roxo completa 18 anos.

Jorge Júlio da Costa dos Santos, ou simplesmente Joca foi um político brasileiro e o primeiro prefeito da cidade brasileira de Belford Roxo após a sua emancipação da cidade de Nova Iguaçu.
Foi eleito com mais de 70 mil votos no município pelo partido PL. Na época, ele começava a se despontar como um dos principais políticos da Baixada Fluminense. Em 20 de junho de 1995, quando ia para uma reunião com o então governador Marcello Alencar ele foi assassinado com 11 tiros. Joca estava em seu carro, acompanhado do então prefeito de São João de Meriti, Adilmar Arcênio, o Mica, que nada sofreu.
Joca era casado com Maria Lúcia
Milhares de pessoas, uma multidão tomou as ruas de Belford Roxo para dar o último adeus ao ex-prefeito.
Belford Roxo em seguida teve problemas políticos. A briga pela prefeitura.
Ricardo Gaspar era o vice-prefeito eleito, mas, em fevereiro de 1995 assumiu mandato de deputado estadual, porém, devido ao falecimento do Joca, tentou assumir a prefeitura de Belford Roxo, ficando por 45 dias, entretanto por ser deputado estadual empossado foi judicialmente retirado do cargo.
Em agosto de 1995, Mair Rosa, na época presidente da Câmara de vereadores assumiu a prefeitura de Belford Roxo, já que com a morte do primeiro prefeito, Joca e a impossibilidade do vice Ricardo Gaspar de continuar no cargo (Já que estava cumprindo um mandato de deputado estadual), Mair Rosa assumiu á prefeitura até 1997.
Jornais da época sobre assassinato do ex-prefeito Joca:
Fonte: TV Novabel / Noticias de belford roxo
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES