Comments

SERVIÇO: Motoristas no Rio já podem recorrer de multas de trânsito através da internet.

Motoristas já podem recorrer de multas de trânsito pela internet, através do portal Carioca Digital.

Pelo novo sistema, criado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) e da IplanRio, estão disponíveis os recursos da fase da autuação — defesa prévia e real infrator. Segundo a SMTR, a tendência é que as análises feitas pelas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) fiquem mais rápidas: hoje, 70% dos processos em papel são julgados em um mês e, com o sistema virtual, a estimativa é que 80% dos recursos sejam analisados em 15 dias.

A secretaria diz, ainda, que a implantação do sistema virtual deve fazer com que, até o fim do ano, a movimentação caia nos dez postos espalhados pela cidade — cerca de 9 mil processos devem migrar para a internet. Atualmente, os postos recebem, em média, 41 mil processos mensais. Até o fim deste ano, a SMTR promete que os condutores poderão usar o mesmo portal para entrar com recursos na fase de penalidade e outros recursos administrativos de infrações de trânsito.

Segundo a SMTR, o Rio é a primeira capital a implantar o processo digital para multas de trânsito. A troca do papel pelo computador também deve gerar economia: a estimativa é que a secretaria economize R$ 250 mil anualmente em papel e transporte dos documentos, além de deixar de gastar 2 milhões de folhas A4 por ano.

Passo a passo
Ao saber da infração, o usuário pode entrar no portal Carioca Digital (http://carioca.rio/), fazer o cadastro e, na aba “veículo”, acessar o serviço de infrações. Lá, também é possível iniciar o processo de real infrator — ou seja, quando a multa é transferida para outro motorista que não o dono da carteira.
Ao escolher a opção de recurso, os dados da infração serão automaticamente preenchidos. O usuário deve escrever a alegação — que, nos postos, é feita a mão — e anexar os documentos que comprovem o pedido de recurso. O número de protocolo será disponibilizado no fim do atendimento e o andamento do processo poderá ser consultado a qualquer momento, também pelo portal.
Fonte: EXTRA
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES