Comments

Prefeitura de Belford Roxo fará contrato emergencial para reformar Escolas de Belford Roxo que estão em péssimas condições.

Previsão de volta às aulas é no dia 6 de fevereiro Foto: Cléber Júnior / Extra
A parede mofada, os vidros quebrados, a porta arrombada e o teto caindo explicam um pouco o motivo de Belford Roxo ter ficado em último lugar na Baixada Fluminense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A precária estrutura das 78 unidades de ensino da cidade motivou um pacote de medidas emergenciais anunciado pelo novo prefeito, Waguinho, com o objetivo de reformá-las e garantir o início do ano letivo, no próximo dia 6. Desse total, de acordo com informações do município, mais da metade não tem condições de receber alunos.
Na escola municipal Ernesto Pinheiro Barcellos, em Heliópolis, por exemplo, a situação é tão grave que os alunos não podem sequer beber a água dos bebedouros por causa do risco de contaminação.

Segundo funcionários, a cisterna não é limpa há mais de cinco anos.
Novo secretário de Educação da cidade, Denis Macedo, afirmou que fará um contrato emergencial para que aulas voltem no próximo dia 6 Foto: Cléber Júnior / Extra
- Ainda estamos fazendo um levantamento de tudo o que vamos precisar para fazer um contrato emergencial para corrigir esses problemas. Mas, acreditamos que para atender a necessidade básica da rede precisaríamos de R$ 10 milhões. Falta mobiliário, precisamos acertar a parte elétrica, pintar - garantiu o novo secretário de Educação, Denis Macedo, de 39 anos.

Incerteza mesmo vive os alunos da creche municipal Geraldo Dias Fontes, também em Heliópolis. Com o prédio interditado desde novembro, as crianças que estudavam ali deverão ser transferidas para outra unidade até que a estrutura do local esteja completamente recuperada. Por lá, o ar-condicionado já não funciona mais e parte do teto cedeu.
Parede destruída em colégio Foto: Cléber Júnior / Extra
Mesmo com todas essas dificuldades, Waguinho prometeu ainda apresentar um plano para quitar a dívida salarial de mais de R$ 26 milhões com os servidores da Educação da cidade. Além disso, o prefeito firmou uma parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) para que os professores municipais façam uma formação continuada.

- Tenho uma meta de reformar até o fim do ano 80% das nossas escolas. Tenho um compromisso também de voltar a motivar os nossos profissionais. Para isso, preciso pagar o salário religiosamente em dia e estimular a formação continuada deles - disse Waguinho.

Mais de duas mil vagas em matrículas
Prefeito de Belford Roxo, Waguinho, prometeu reformar todas as unidades até o
fim do ano Foto: Cléber Júnior / Extra
De férias, todas as unidades da rede municipal continuam com suas portas abertas para receber os pais interessados em matricular seus filhos na escola mais próxima de casa.
Segundo a Prefeitura de Belford Roxo, não há lista de espera e há mais de duas mil vagas na educação infantil disponíveis para matrícula. A previsão é de que o ano letivo comece no dia 6 de fevereiro.

As escolas ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para realizar a matrícula, é preciso levar os documentos básicos dos pais (cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência, certidão do nascimento do filho, fotos 3x4). A rede municipal atende alunos desde o maternal até o 9 ano.
No colégio Municipal Ernesto Pinheiro Barcelos, em Heliópolis, portas estão arrombados
e paredes com infiltrações Foto: Cléber Júnior / Extra
Atualmente, são 39.533 alunos atendidos.
- As matrículas estão ocorrendo normalmente. Conversando com os diretores das unidades, todos vem verificando uma queda no número de matrículas anualmente. Provavelmente, por causa das péssimas condições de todas as escolas da cidade.
Queremos acabar com isso. Estimular os pais a matricular seus alunos na escola - afirmou Denis Macedo, secretário de Educação.
Foto: Cléber Júnior / Extra
Igor Ricardo
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES