Comments

Cineclube Donana leva filmes de qualidade a Belford Roxo; leia entrevista com realizadora.

Matéria divulgada em 6//6/2013.
Iniciativa exibe longas e curtas voltados tanto aos adultos quanto às crianças. Saiba como você pode colaborar.
Quem gosta ir ao cinema para assistir a filmes que não entram no circuito comercial costuma encontrar dificuldades. Se esta é uma realidade de grandes cidades, nas menores então, nem se fala. Felizmente, o Rio de Janeiro viu vários cineclubes surgirem durante a última década, espalhados por várias localidades do Estado. Idealizados por jovens que veem no cinema a chance de levar lazer e cultura ao maior número de pessoas possível, os cineclubes costumam ter programação intensa. 
Um desses espaços é o Cineclube Donana, que funciona no centro cultural de mesmo nome, em Belford Roxo. Uma de suas organizadoras é Erika Nascimento, 24 anos, formada em Artes Cênicas e estudante de Gestão Cultural. O Virgula bateu um papo com ela. Confira:
Como o Donana surgiu em sua vida?
O Centro Cultural Donana foi fundando pela minha família paterna no fim da década de 80, era abrigado no quintal da minha avó, Dona Ana. Era movido por festas de reggae, capoeira e pela Escolinha Donana, onde estudei quando tinha três anos de idade. Porém, em 96 o Donana fechou as portas por falta de verbas e falecimento do meu avô. Quinze anos mais tarde meu primo, Diego Jovanholi, e eu resolvemos fazer um evento voltado ao cinema, música e artes plásticas, chamado Cinerock. E foi então que surgiu a ideia de realizarmos no Donana. Começamos a exibir filmes com ajuda de amigos que muitas vezes emprestavam projetor e caixa de som. Com isso, vieram muitas outras atividades culturais e festas, que acontecem até hoje.
Qual eram os seus principais objetivos ao formar o cineclube?
O principal objetivo era poder dar acesso e informação a outras pessoas da região, principalmente, às crianças, público fiel do Cineclube Donana.
Em que momento está atualmente o Cineclube Donana? 
O cineclube ficou parado por mais ou menos um ano por conta do projetor que havia queimado. Reiniciamos as atividades há três meses, com um encontro que reuniu cineclubistas, produtores culturais e artistas. A ideia é exibir um filme ou curta todo segundo domingo do mês, e tambémconvidar outros cineclubesdo Rio de Janeiro e cineastas para exibirem seus filmes por lá. Queremos ainda tentar reunir outras linguagens, como música, poesia e artes plásticas. Além disso pretendemos exibir filmes para crianças com o Cineclubinho Donana duas vezes por mês. A próxima sessão do Cineclube Donana será no dia 09 de junho às 15h com o filme “Occupy Love”.
Mapa de localização.
Que tipo de retorno você tem com o cineclube? 
É muito gratificante poder exibir filmes que dificilmente seriam exibidos na região e no circuito dos cinemas. Assim como eu tive acesso a esses filmes, é legal poder passar para outras pessoas também. Além de me divertir um bocado. 
Como costuma ser a receptividade da comunidade aos filmes exibidos? Que estilo de filme costuma fazer mais sucesso?
O maior público do cineclube são jovens interessados em cinema e as crianças que moram próximas ao Donana. Acho que as crianças são as que mais curtem o cineclube, sempre vão ao Donana e perguntam quando será a próxima sessão. Os filmes que mais fazem sucesso com as crianças são as animações. Já entre os jovens, são os filmes independentes. 
Qual a importância da existência de cineclubes para comunidades como a de Belford Roxo?
A cidade de Belford Roxo é a sexta mais populosa do Rio e não tem uma sala de cinema na região. Não querendo comparar o cinema com o cineclube, mas acho que este pode ser um viés de acesso a um novo olhar para o cinema, como é para mim, e pode servir para outras pessoas que vivem na região e não têm como se deslocar para outra cidade para ir ao cinema e gastar, no mínimo, R$20,00.
Quais o principal desafio do cineclube?
É a manutenção dos equipamentos, pois como comentei antes, quando o projetor queimou precisamos suspender as atividades por quase um ano. Outro fator importante é a formação de um novo público, principalmente ao redor do Donana, e também manter o público sempre participando das atividades do cineclube. Aproveito para dizer que o Donana está com uma campanha de doação on-line aberta até o dia 30 de junho (Clique aqui para doar). para mais informações acesse http://www.donana.org.br/
Fonte: Virgula.Uol
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES