Comments

ATITUDES QUE VALEM A PENA COPIAR: Iniciativas incentivam comunidade a reciclar o lixo e a combater a dengue. ATITUDES QUE A SOCIEDADE PRECISA DENUNCIAR: Morador do Bairro Vila Pauline em Belford Roxo descarta irregularmente óleo queimado em lixeira as margens da Avenida Joaquim da Costa Lima. Belford Roxo lançou nesta quinta feira 16/1 seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

Morador do Bairro Vila Pauline em Belford Roxo descartou irregularmente litros de ÓLEO  QUEIMADO numa lixeira as margens da Avenida Joaquim da Costa Lima.
Em nossos dias atuais são inúmeros os problemas e transtornos a sociedade derivados do "descaso com o Meio Ambiente", onde num jogo de "gato e rato", população e governo, travam uma luta constante de responsabilidades pelo lixo nas ruas, esgotos entupidos, enchentes cada vez nais constantes, doenças, enfim ninguém se entende e todos acabam perdendo.
 
Globo Ecologia: Iniciativas incentivam comunidade a reciclar o lixo e a combater a dengue
 

Várias iniciativas e projetos, foram desenvolvidos ao longo dos anos pelo governo Federal, Estadual e Municipal para ir de encontro a estas demandas e diminuir os transtornos a população, sendo que devido a uma legislação ineficiente e ineficaz, acabaram por protelar os resultados. Nesta última quinta feira 16/01, aconteceu na FABEL em Belford Roxo uma Audiência Pública para o Lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico do município, onde governo municipal e sociedade terão a difícil missão de construir um plano de ação para direcionar os novos investimentos no que tange aos serviços de:

 
ÁGUA POTÁVEL
ESGOTO SANITÁRIO
DRENAGEM PLUVIAL
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
 
 
Gostaria de lembrar a todos, que nosso país está bastante atrasado na questão da legislação do SANEAMENTO BÁSICO, quando a alguns anos atrás os políticos nem sequer gostavam de tocar no assunto e diziam que " SANEAMENTO NÃO DÁ VOTO..." ,  pois os encanamentos ficam em baixo da terra e ninguém vê, e o resultado está ai hoje com ruas completamente danificadas devido a insuficiência de drenagem e bueiros entupidos devido as galerias e sistemas insuficientes construídos no passado.
 
Prefeitura de Belford Roxo em parceria com Governo do Estado, realiza obras de esgotamento  e drenagem pluvial na Rua Impala no Bairro Jardim Brasil no Lote XV.
Apenas a partir das cobranças e pressões dos movimentos sociais nas décadas de 70, 80 e 90 e que o assunto começou a ser discutido séria e amplamente e assim a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da Conferência Mundial ECO-92 e após em 2001 com a criação do Estatuto da Cidades que definiu regras claras para a criação dos Planos Diretores e dos Planos Municipais de Saneamento Básicos é que a coisa começa a andar, pois antes era a lei do "FAZ QUEM QUER... OU QUANDO QUER E NINGUÉM É PUNIDO...", assim muitos "políticos" se aproveitaram da falta de legislação específica e se ausentaram (omitiram) de encarar o problema com seriedade e o que se viu por ai foi uma porção de "politiqueiros" tapando valas de qualquer maneira e "dane-se o que vai acontecer no futuro" e o resultado você tem visto com o aumento das enchentes, doenças causadas pela falta de serviços adequados, moradias em locais inapropriados entre outros derivados. 
 
Técnicos da Prefeitura de Belford Roxo localizaram esta semana uma área com avançado  processo de aterramento irregular no Bairro de Santa Teresa, moradores denunciam que casas  que não enchiam agora estão enchendo.



Wellington, morador de Vila Pauline após jogar litros de
Óleo queimado em lixeira.
Esta semana me deparei na parte da manhã, lá pelas 07:45h com um morador do Bairro de Vila Pauline 'UM CARA DE PAU", descartando litros e litros de ÓLEO QUEIMADO numa lixeira as margem da Avenida Joaquim da Costa Lima, onde ao aborda-lo ele justificou que depois iria retirar o óleo de lá e que sua esposa (que segundo ele está gravida) disse que não era para ele fazer isso, e esse é o exemplo de mundo que este sujeito quer dar de "boas vindas" ao filho dele que vai nascer ou seja as atitudes que temos presenciado hoje é de indivíduos, sejam ele população ou comerciantes, cada vez mais omissos e irresponsáveis com o meio ambiente e o futuro de nossa geração e as vindouras, onde acham que os bens naturais são intermináveis e que o meio ambiente nunca vai mudar e os resultados estão ai nos telejornais.

 

Quem tem esgoto com ligação irregular pode pagar multa pesada. Em Curitiba no Paraná, Fiscais
 do Meio Ambiente pedem que as pessoas façam denúncias.
Se cada um investir algum de seu tempo precioso em atitudes coletivas para o bem de nossa sociedade, poderemos mudar o rumo das coisas, agora se apenas ficarmos atrás de uma tela de computador ou fazendo denunciais e cobrando sem ao menos "METER A MÃO NA MASSA PARA AJUDAR", vai ficar difícil. 
É necessário combater o descarte ilegal de resíduos nas Ruas
da Cidade, principalmente nas margens dos Rios. Comerciantes
tem descartado Pneus usados nas vias , DENUNCIE!.
A partir de 2014 todos os municípios do Brasil apenas receberam recursos federais se tiverem finalizados seus Planos Municipais de Saneamento que orientaram os investimentos das futuras obras em suas cidades. Atue diretamente e ajude a construir uma cidade melhor "tome atitude", aja, crie iniciativas ambientais em seus bairros, contribua com o coletivo de sua comunidade, ajude a coibir práticas ilegais, loteamentos irregulares, construções em áreas de risco, aterros ilegais, obras irregulares, despejo de lixo em locais inapropriados, contaminação de rios e outros.


Para mais informações e participação direto na construção do Plano Municipal envie email para a SEHUR - Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo em saneamentobelford @ verdeeprogresso.com.br ou saneamentobasicobelford.blogspot.com.br ou na página no Facebook em http://www.facebook.com/plano .saneamento , mais a frete divulgaremos noticias sobre a Audiencia Pública em Belford Roxo. Mais informações também em: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1461705
Matéria exclusiva do Blog do Lote XV.
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES