Comments

Moradores de área não pacificada dizem que violência migrou para outros municípios inclusive a Baixada e Niterói.

Secretaria diz que operação prendeu 105 antes da ocupação na Maré.'Eu não saio mais depois das 22h', declarou moradora de Icaraí, em Niterói.
Moradores dos municípios de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Belford Roxo, Baixada Fluminense, e Maricá, na Região dos Lagos, relataram ao G1 que os últimos dias têm sido de “maré pesada” nestes locais.

De acordo com eles, a violência aumentou –“e muito”- após a ocupação no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte e as instalações das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em diversas favelas do Rio.

A subsecretaria de inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro declarou, nesta quarta-feira (2), que “a migração pode haver sim, no entanto, não há indicadores de que ela seja em grande escala nem que tenham impactado significativamente as manchas criminais”.

“A ideia das UPPs, considero falha. Se você avisar ao bandido que vai entrar na comunidade, isso não fará com que ele resolva se tornar um homem de bem.
Moradora de Niterói desde que nasceu, Michéle Yldiriane,
relataque crimes aumentaram após UPPs no Rio. (Foto: Cristiane Cardoso / G1)
Com certeza, não há dúvida, a violência aumentou muito após as instalações das UPPs. Transformaram o Rio num cinturão e as cidades no entorno sofrem. 
Nesta quinta-feira (3), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves anunciou que enviou uma carta ao secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, solicitando uma audiência e propondo medidas de ampliação do efetivo policial na cidade, implantação de UPPs e integração de Niterói ao planejamento dos grandes eventos previstos para o Rio.

Apavorados em Belford Roxo
Na Baixada Fluminense, a situação não é diferente. De acordo com um morador, que pediu pra não ser identificado por medo, às vésperas da ocupação da Maré, dezenas de criminosos migraram para diversos bairros de Belford Roxo. “Eles ostentam armas em rede social. Os moradores estão apavorados com os tiroteios na madrugada e culpam o governo estadual pelo descaso com a cidade. Belford Roxo está vivendo um inferno astral e uma "maré pesada" nos últimos dias”.

De acordo com a Seseg, na operação cerco que antecedeu a ocupação da Maré foram presas 105 pessoas. A Secretaria acrescentou ainda que a maioria dos criminosos que exercia alguma função de comando entre os traficantes nas regiões pacificadas está presa.
Secretaria analisa prisões na Baixada
Ainda nesta quinta-feira, membro da página 'Violência em Niterói' 
posta fotos de assalto em Niterói (Foto: Reprodução / Facebook)
A Secretaria de Segurança do Estado fez ainda uma análise sobre as prisões ocorridas na Baixada Fluminense desde a instalação das UPPs no Rio de Janeiro. De acordo com ela, em 2013, entre janeiro e agosto, 232 pessoas foram presas em São João de Meriti. Destas, 67,2% são moradores da própria cidade, 13% moram em outros municípios e 4,3% eram moradores da capital.

Baixada: 2,7 mil roubos em 3 meses
Segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), nesta quarta-feira, a Baixada Fluminense é a região que possui o maior número absoluto de roubos de carro, total de 2,7 mil registros no trimeste em 2013. O G1pediu um levantamento dividido por regiões, comparando o último trimestre de 2013 com os mesmos meses do ano anterior.

Niterói foi a segunda região com maior número de roubos no comparativo. De acordo com o ISP, o número aumentou em 75% — 1,2 mil casos registrados em 2013 e 719, em 2012. Em São Gonçalo, também na Região Metropolitana, houve registro de um grande aumento. Foram 855 roubos de carros em 2013 e 478 no mesmo período em 2012, ou seja, 78%. Leia a matéria completa no link http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/moradores-de-area-nao-pacificada-dizem-que-violencia-migrou-no-rj.html
Fonte: G1
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES