Comments

Vestibular do Cederj oferece 7 mil vagas em universidades do Estado do Rio e no Cefet.

Conciliar a formação de uma universidade com o trabalho pode até parecer complicado, mas a saída para quem deseja continuar os estudos pode ser o ensino superior à distância. No próximo sábado, dia 5 de abril, começarão as inscrições para o vestibular do Cederj, com quase sete mil oportunidades em cursos universitários.

As chances estarão distribuídas pelo Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Esse tipo de formação é interessante também para os estudantes que moram mais afastados dos grandes centros. O bancário Rafael Freitas, de 26 anos, residia em São Gonçalo, quando decidiu optar pelo vestibular do Cederj. Ele cursou Administração e, no fim de semana, ia ao polo de Magé.

— No início do curso, eu ia mais ao polo para tirar dúvidas e interagir com os colegas — lembra o bancário que, hoje, faz uma pós-graduação em Gestão de Projetos.

Segundo o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, mesmo sendo uma formação à distância, o curso mantém os níveis de exigência e excelência das universidades e, por isso, é preciso muita dedicação.

— Os cursos são fortes e têm a mesma qualidade das aulas presenciais, mas com outros elementos. Acredito que só devem prestar o vestibular os estudantes com desejo de fazer um curso superior, porque a formação exige garra e muita vontade — diz.
Saiba mais sobre o vestibular Cederj

Oportunidade
Para concorrer, será preciso ter concluído ou estar terminando o nível médio. O cadastro custará R$ 55 e poderá ser feito pelo site www.vestibular.cederj.edu.br, de sábado (dia 5 de abril) até 11 de maio. As provas do vestibular devem ser aplicadas no início do mês de junho.

Isenção
O prazo para isenção do pagamento foi encerrado ontem. O resultado dos pedidos de isenção e pré-inscrição no sistema de cotas será divulgado no dia 28 de abril.

Edital
As regras da seleção serão divulgadas ainda nesta semana.

Cursos oferecidos
Os cursos oferecidos serão de Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública. No ato da inscrição, para algumas universidades e cursos, o candidato poderá optar por concorrer pela nota do Enem.

Como funciona
Nos dois primeiros anos de curso, o aluno contará com duas horas de monitoria para cada disciplina. A ideia é que ele tenha um apoio presencial forte até que esteja adaptado.

Vestibular
A seleção terá uma fase. Haverá questões objetivas (matérias do ensino médio), cinco perguntas discursivas (de disciplinas específicas do curso) e redação.

Polos regionais
Os estudantes contarão com polos regionais de apoio. As unidades ficam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Fonte: Extra
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES