Comments

Prefeitura de Belford Roxo adere à campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.

O câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. Por esta razão, foi reconhecida a necessidade de criação de um movimento que alertasse para a prevenção da doença. A partir daí, surgiu a campanha ‘Outubro Rosa’, celebrada mundialmente, que visa alertar para os riscos e esclarecer dúvidas das mulheres sobre a importância da realização da mamografia, para diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Neste ano, a Prefeitura de Belford Roxo, através das Secretarias de Saúde e Assuntos Especiais, abraçou a campanha novamente e vai realizar uma série de ações pelo município. A abertura oficial do movimento na cidade será no dia 18 de outubro, com a presença de autoridades municipais, às 8h, no estacionamento do Carrefour. Na sequência, vai acontecer uma grande caminhada de conscientização, ‘Caminhada Rosa’, e na volta, o grupo poderá aproveitar muitas atividades que foram elaboradas para a ocasião, como oficinas de práticas esportivas, apoio nutricional e psicológico.

Em paralelo, vão acontecer diversos eventos educativos e palestras de incentivo ao autoexame, sempre focadas na prevenção. Além disso, a população terá à disposição o oferecimento gratuito de mamografias, que vão se estender ao longo do mês de outubro nas unidades de saúde do município. Todos os atendimentos são gratuitos e serão especialmente dedicados às mulheres.

A idade constitui um fator de risco para o câncer de mama. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos), ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter filhos) são características que servem de alerta. Por isso, mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia regularmente e devem também cultivar o hábito do autoexame das mamas. A chance de cura da doença pode ser de 95% se diagnosticada no início. O exame de preventivo também é fundamental, pois é possível avaliar se há alterações nas mamas através da apalpação.
Divulgação: Assessoria de imprensa PMBR
Arte: Pedro Rodrigues
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES