Comments

Defesa Civil apresenta hoje 31/3, na Câmara de Vereadores de Belford Roxo o seu PLANO DE CONTINGÊNCIA em Audiência Pública às 18h.

A Defesa Civil de Belford Roxo realiza hoje dia 31 de março a partir das 18h, na Câmara de Vereadores da cidade uma Audiência Pública onde será apresentado por técnicos o Plano de Contingência do município.
A atividade é aberta a toda a população que poderá participar e saber mais sobre projetos e ações desenvolvidas pelo órgão. Em se tratando de uma cidade que tem sérios problemas de drenagem com constantes transtornos causados pelas recorrentes enchentes, devido ao seus vários bairros localizados abaixo do nível do mar, como Parque Amorim, Jardim Brasil, Jardim do Ipê, Parque Colonial ,Vila Pauline, Jardim Taboca, Santa Emília entre muitos outros, eu proporia que uma boa parcela da população (INTERESSADA) comparece a agenda que tem metas claras e especificas a serem alcançadas.

Entenda o que é PLANO DE CONTINGÊNCIA
Técnicos tem monitorado a incidência de chuvas e emitido Boletins em Belford Roxo.
Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos.

O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

Os incidentes mais comuns que causam a contingência na área de sistemas são enchentes, incêndios, rebeliões, greves, terremotos, tsunamis, furacões, falta de energia, ataques de hackers internos (funcionários ou consultores mal intencionados) ou externos, vírus de computador, vazamento químico, sabotagem, atentados terroristas, acidentes e erros humanos.

Os planos de contingência devem se concentrar nos incidentes de maior probabilidade e não nos catastróficos que, normalmente, são menos prováveis de acontecer. Paralelamente, determinados tipos de falhas com alta probabilidade de ocorrência podem, pelo tipo e duração de seus efeitos, não justificar qualquer medida de contingência.

Defesa Civil de Beford Roxo promove no mês de fevereiro deste ano a certificação de agentes de monitoramento
A Secretaria de Segurança Pública de Belford Roxo, através da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu em 11 de fevereiro, a certificação dos agentes que irão atuar no Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil. O espaço é destinado ao controle dos índices metrológicos e a prevenção de desastres naturais.

Os formandos foram treinados efetuar o controle da previsão do tempo, dos índices pluviométricos , dos dados enviados pelos pluviômetros (aparelhos usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva) e pela estação hidrológica (equipamento que monitora em tempo real o nível do rio Botas). As informações captadas por eles irão facilitar a emissão alertas à população - caso haja risco de algum desastre natural -, e na execução das ações previstas no Plano Municipal de Contingência.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Claudinei Martins, esses agentes serão responsáveis por uma importante etapa do trabalho de prevenção de desastres que é feito na cidade. 

“O trabalho de medição metrológica é de suma importância para o município e seus moradores. Nosso centro de monitoramento é uma sala simples, mas que mesmo com suas limitações, não deixa em nada a desejar para os grandes centros de controle metrológico que existem em cidades maiores, como a do Rio de Janeiro, por exemplo. Temos nas nossas mãos um instrumento de alta capacidade, inédito em toda região”, frisou.
Atividade desenvolvida pela Defesa Civil de Belford Roxo no Parque Amorim em fevereiro de 2015.
Ainda durante a cerimônia, também receberam os certificados os novos agentes dos Núcleos Voluntários de Proteção e Defesa Civil, os NUPDECS. Esses colaboradores, que foram treinados para fazer um trabalho de atendimento e prevenção, vão atuar dentro das comunidades fazendo a ponte entre os moradores e a Defesa Civil. O projeto facilita a tomada de decisões e execução de ações em caso de qualquer problema de ordem natural.

LEMBRANDO QUE A DEFESA CIVIL DE BELFORD ROXO CONTABILIZOU UMA GRANDE CONQUISTA CONTRA OS DESASTRES NATURAIS EM 2014.
 
A PRIMEIRA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA BAIXADA FLUMINENSE, FOI INSTALADA NA TARDE DO DIA 05/12/2014 NA SEDE DA DEFESA CIVIL DE BELFORD ROXO, ONDE AS INFORMAÇÕES SÃO TRANSMITIDAS DIRETAMENTE EM TEMPO REAL PARA A C.M.G.R (CENTRO DE MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE RISCO DA DC/BR)E A NOSSA PARCEIRA J.C.T.M INFORMAÇÕES DA ESTAÇÃO ENTRE NO SITE http://www.jctm-hidromet.com.br/clima-online/
Fonte: Defesa Civil Belford Roxo
Edição: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES