Comments

Novo equipamento do Senac RJ auxilia alunos do curso de Cuidador de Idoso a entender os efeitos da velhice. Kit didático simula as dificuldades de locomoção, audição e visão que os idosos enfrentam no dia a dia.

Novo equipamento do Senac RJ auxilia alunos do curso de Cuidador de Idoso a entender os efeitos da velhice
Os alunos do curso de capacitação em Cuidador de Idoso do Senac RJ terão acesso a uma nova ferramenta de ensino que vai demonstrar, na prática, os efeitos da idade no corpo humano. O Simulador Avançado dos Efeitos da Velhice é um kit com equipamentos que permitem ao usuário sentir as dificuldades físicas decorrentes do envelhecimento. O Senac RJ é pioneiro na utilização da ferramenta, recém-adquirida para as 20 turmas do curso no estado.

“Com esse equipamento, de última geração, vamos proporcionar aos alunos vivenciar as limitações inerentes à velhice. O objetivo é aprofundar a capacidade de compreensão dos estudantes em relação às dificuldades enfrentadas pelo idoso para que, dessa forma, eles possam melhor planejar e executar os cuidados assistenciais necessários”, afirma Manoel Silva, especialista de Saúde do Senac RJ.

O novo material didático permite simular, por exemplo, a dificuldade de locomoção provocada pelo envelhecimento dos músculos. Um protetor dorsal restringe a postura, forçando o aluno a assumir uma posição flexionada comum aos idosos e a bengala mostra como o idoso pode se apoiar para facilitar a movimentação. Pesos para os tornozelos e pulsos demonstram a perda de músculo e redução da força. Já pads para os joelhos dão a sensação de lentidão dos movimentos das pernas. Pads para dedos e cotovelos também restringem o movimento das articulações e uma luva simula a perda do sentido do tato. Já um óculos especial permite testar as mudanças na função visual, tais como a perda da visão periférica e os sintomas da catarata. A redução da função auditiva é simulada com plugs de ouvido.

Cuidador de Idoso
O Cuidador é responsável por auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar as atividades do dia a dia. O curso do Senac RJ, com duração de 160 horas presenciais, capacita pessoas interessadas em atuar profissionalmente em casas de repouso, clubes da terceira idade e no acompanhamento particular. Os alunos aprendem a cuidar da higiene pessoal do idoso e do ambiente, considerando princípios de saúde e segurança, e a zelar pela alimentação.

O profissional faz o elo com a família e acompanha o idoso aos serviços de saúde e em outras obrigações, além de promover atividades de entretenimento e de integração social, visando a melhoria da qualidade de vida. Também cabe ao profissional ficar atento a eventuais alterações no estado geral do idoso e identificar sinais de alerta que demandem providências médicas ou psicológicas. O curso pode ser feito gratuitamente pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) ou pelo Pronatec.

O Senac RJ
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil para 81 mil alunos.
Fonte: Caxias Digital
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES