Comments

Artistas da Baixada vão representar o Brasil na Copa do hip hop.

Artistas brasileiros competiram com rappers do mundo todo e agora fazem campanha por votação popular Foto: Roberto Moreyra
Do Buteco da Juliana, em Morro Agudo, para conquistar o mundo. Após cantar muitos versos no sarau Poetas Compulsivos, um encontro etilíco-literário no bar de Nova Iguaçu, o grupo de rap #ComboIO, um dos expoentes da cena hip hop do Rio de Janeiro, embarca sexta-feira para Miami com um projeto audacioso: ganhar o Take Back the Mic: A Copa do Mundo do Hip Hop. Para vencer, entretanto, eles precisam de uma forcinha, ou melhor, uns cliques dos fãs brasileiros.

A pontuação dos artistas brasileiros é medida no site www.amp.it/u/comboio-rio. Nas redes sociais, os rappers promoveram uma campanha para trazer a vitória para a Baixada.
— A gente se inscreveu na reta final. É uma competição internacional, divulgou nosso trabalho para vários países. Para a gente pontuar, tem que entrar nesse endereço e fazer login no Facebook. Aí, você escuta nossa música e, se der um amp (amplificar na rede), conta ponto pra gente — explica Marcão Baixada, que junto com Dudu de Morro Agudo, Léo da XIII e o DJ Léo Ribeiro formam o #ComboIO.

Artistas de Nova Iguaçu vão se apresentar em Miami Foto: Roberto
Moreyra / Agência O Globo
Os brasileiros concorrem com um grupo da Colômbia e uma cantora jamaicana. Todos se apresentarão no New World Center de Miami, durante a conferência da eMerge Americas. O vencedor será anunciado no evento. Os três fãs com a melhor pontuação também viajarão para a festa final.

— Antes da apresentação, vamos visitar estúdios e conhecer mais a cena do rap de lá — comemora Marcão.
O grupo foi formado no Movimento Enraizados, criado em Morro Agudo, bairro considerado a capital cultural de Nova Iguaçu.

— A gente fazia show junto, música. Foi assim que surgiu o nome #ComboIO. Ser escolhido para essa viagem é uma grande vitória — comemora Marcão.
Agora é a vez dos fãs.
Na tradução em inglês, rap quer dizer “ritmo e poesia”. E é justamente esse o clima dos saraus realizados pela galera do movimento Enraizados, em Morro Agudo. Entre uma ou outra cerveja, pizza e caldinhos, os frequentadores declamam versos próprios e de outros autores. Além do pocket show de hip hop, são convidados poetas de várias regiões do Rio.

— O Dudu reúne as poesias que a galera posta antes do sarau, imprime em fichas e distribui no sorteio. É uma forma de incentivar opúblico a declamar — conta Marcão.

O evento também abre espaço para novos artistas divulgarem seus trabalhos.

— O nosso objetivo é que os MCs também se enxerguem como poetas. E a galera do rap vai se inserindo na cena da literatura. Também recebemos doações de livros. Estamos sempre buscando parcerias — conta Marcão.
Agora, o #ComboIO começa a ganhar o mundo. Após uma turnê pela Europa, eles se preparam para viajar pelo universo do hip hop de Miami. Mas sem se perder de sua raiz: Morro Agudo.
— Estamos recebendo muita força da galera do hip hop — comemora Marcão.
Fonte: Clarissa Monteagudo/Extra
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES