Comments

Feirões de empregos viram porta de entrada para o mercado de trabalho.

Próximo feirão será na Pavuna: chances reais de conseguir um emprego Foto: Divulgação / Extra
Uma saída para quem está nadando contra a corrente do mercado, em busca de uma vaga de trabalho, feirões, como o balcão itinerante “Empregabilidade e movimento” e a recente iniciativa “Portela dá trabalho”, que acontece desde o início de abril semanalmente na quadra da tradicional escola de samba em Madureira, são oportunidades certeiras.

Juntos, os dois eventos oferecem cerca de quatro mil chances em empresas como grandes redes de supermercados e lojas de departamento. A maioria delas é no setor de serviços. Na última edição da “Empregabilidade e movimento”, Tâmara Martins acordou cedo para ir até à feira, em Nova Iguaçu, deixou o currículo em vários estandes e acabou sendo recrutada para trabalhar como estoquista na rede de Lojas Leader. Faz um mês que está de carteira assinada.

— Estava em busca de uma oportunidade e estou muito feliz por ter conseguido este trabalho — festeja Tâmara.

Para não desperdiçar as chances reais de emprego, é preciso ter atenção a um dos aspectos que podem atrapalhar a contratação e prolongar ainda mais essa busca, o chamado “currículo do patinho feio”, afirma a coordenadora de Marketing da agência de Recursos Humanos Simetria, Jéssica Fernandes. O papel que descreve as vidas acadêmica e profissional é o primeiro contato que o empregador tem com o candidato:
— Tem que estar impecável! Quando há pouca experiência, é importante colocar palestras e cursos. E ter cuidado com o português.
Cursos e emissão de documentos
Um levantamento divulgado há uma semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revela que dos 84.189 postos com carteira assinada fechados no país em janeiro e fevereiro deste ano, quase metade (39.722) estão na Região Metropolitana. Somente em fevereiro, das 2.415 vagas cortadas no Brasil, 82,5% estavam na cidade do Rio e 61,47%, no estado, de acordo com dados do MTE. O setor de serviços teve saldo negativo de 7.190 vagas no mesmo período.
Apesar do alto número, Jéssica afirma que o corte de vagas é comum nos meses de janeiro e fevereiro, por causa do término dos contratos temporários de fim de ano.
Na contramão da crise, além dos feirões oferecerem vagas para quem quer se recolocar no mercado, há também serviços como impressão da primeira e da segunda vias da carteira de trabalho, aferição de pressão arterial, teste de glicose e identificação sanguínea.

Outros estandes que têm bastante procura são os do Senai e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que oferecem cursos gratuitos e chances como jovens aprendizes ou estagiários àqueles que ainda estão na escola.
— Teremos vagas para diversas faixas etárias e para candidatos de todos os níveis de escolaridade — afirmou Fernando Lobo, coordenador da “Portela dá trabalho”.

ONDE ENCONTRAR
Portela dá trabalho
A feira na Portela acontece semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 17h, na própria quadra da escola, na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. Para se candidatar às vagas, é preciso levar carteira de trabalho, currículo profissional, uma foto 3x4, comprovante de residência, título de eleitor, certificado de reservista e declaração de escolaridade.
Empregabilidade
A décima edição do feirão vai acontecer no dia 25 de maio, na Praça Ênio s/nº, na Arena Jovelina Pérola Negra, conhecida como Arena da Pavuna. Também das 9h às 17h.

Vagas da SMTE
Além dos eventuais feirões, também vale ficar atento às oportunidades oferecidas pela Secretaria municipal de Trabalho e Emprego. A maioria delas é para a área de serviços. Os interessados devem se inscrever de segunda a sexta, das 9h às 17h, nos seguintes postos da SMTE: Rua Camaragibe 25, Tijuca; Estrada do Guerenguê 1.630, Jacarepaguá; Rua Barcelos Domingos 162, Campo Grande; Estrada do Dendê 2.080, Ilha do Governador; Rua Vinte e Quatro de Maio, 931, Méier; Rua da América, 81, Gamboa; Avenida Presidente Vargas 1997, Centro, e Rua Lourenço Marques 70, Honório Gurgel. É importante que o candidato leve seus documentos: identidade, CPF, carteira de trabalho e PIS. É possível também encaminhar o currículo para os email smte.selecao@gmail.com .
Fonte: Mariana Moreira/Extra
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES