Comments

Conhecendo mais um pouco de nossa história com Prof. Genesis Torres. Fazendas e as redes de comunicação.

‘Estrada da Conceição em Belford Roxo, ligava várias
fazendas Foto: Divulgação
Desde os períodos colonial e monárquico os engenhos e as fazendas, próximos aos rios ou em terras no interior, procuraram criar e manter uma malha de comunicação terrestre. A finalidade era garantir o escoamento da produção, com intenso intercâmbio comercial e de mão de obra, gerando um importante aporte cultural. A abertura de caminhos e estradas eram importantes no contexto das relações de sobrevivência. 

Os engenhos (produtor de açúcar e aguardente) e as fazendas ( café e produtos agrícolas diversos) espalharam-se pela Baixada e parte dessa unidades produtoras dependia de rios navegáveis que nem sempre possuíam. Daí dependiam de portos localizados em territórios de outras propriedades.

Tomemos alguns exemplos mais expressivos: Na Freguesia de São João Baptista de Meriti os Engenhos do Barbosa e depois dos Telles de Menezes e o da Covanca interligavam-se por caminhos. Na Freguesia de Santo Antônio de Jacutinga com seus engenhos como de Nossa Senhora da Conceição, do Brejo, do Calundu, Nossa Senhora da Vitória e de Nossa da Conceição da Boa Vista do Pantanal interligavam-se com uma grande malha formada por caminhos e estradas. 
Estrada da Conceição, localizada entre os bairros Santa Tereza e Parque São José.
Dessas estradas podemos citar algumas importantes como a Estrada da Conceição, esta com início no Engenho do Brejo (no Bairro Parque São José em Belford Roxo), passando pelo Engenho da Conceição e chegando até a Fazenda São Bento, pertencente à Freguesia do Pilar. Esta estrada também ligava-se à Estrada Real que ia em direção a Petrópolis, permitindo o acesso à Estrada da Taquara, que levava a Fazenda São Paulo e esta por sua vez ligava -se à Freguesia de Inhomirim. 

Voltando à Freguesia de Jacutinga, não podemos esquecer da Estrada do Calhamaço que, margeando o Sarapuí, dava aporte aos Engenhos dos Telles e da Covanca do outro lado do rio na sua comunicação com os Engenhos de Jacutinga. O Engenho de Maxambomba, importante no acolhimento da antiga Vila de Iguassú, tinha sua ligação com a Freguesia de Jacutinga pela Estrada de Maxambomba e esta por sua vez ligava-se a Vila Iguassú pela Estrada do Abaí e Velha de Iguassú. Neste caminho, ficava o Engenho da Posse. Nas encostas do Gericinó estavam os engenhos como da Cachoeira, do Gericinó, do Cabral e os pertencentes ao morgadio de Marapicu, interligados aos caminhos de terra firme que cortavam em direção a Queimados com as terras da Fazenda Normandia. 

Aos interessados, curiosos e estudiosos da forma como surgiram os grandes traçados urbanos, àquelas avenidas que interligam vários bairros, observe que elas estão ligadas a formação histórica regional e local.
Fonte: O Dia
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES