Comments

Estado do Rio tem projeto para integrar Região Metropolitana com BRTs. Seminário em Nova Iguaçu discutiu Mobilidade Urbana na Baixada.

O auditório do Sesi de Nova Iguaçu ficou lotado para o seminário de ontem: entrada é franca Foto: Maze Mixo
Modal mais barato que o metrô e com construção mais veloz, o BRT vai integrar a Região Metropolitana do Rio. Pelo menos esse é o plano do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio. O projeto — otimista, segundo ele mesmo — é fazer quatro corredores na Baixada (na Via Light, na Rodovia Presidente Dutra, na Rodovia Washington Luís e na futura Transbaixada) e dois no Leste Fluminense (no trajeto que antes seria da Linha 3 do metrô e na RJ-104, a Niterói-Manilha).

O projeto está em estudo e faz parte do Plano Diretor de Transporte Urbano do estado, que será apresentado, nesta quinta-feira, aos secretários dos municípios da Região Metropolitana. Nesta quarta, Osorio falou sobre ele no seminário “Rio Metropolitano: desafios compartilhados”, em Nova Iguaçu, na Baixada.

— O objetivo é que o estado faça o papel de integrar os municípios. Na Baixada, a espinha dorsal do sistema de transporte é o trem. Estamos investindo em composições novas e na renovação da via férrea. Os BRTs vão complementar a rede — explicou o secretário.

No evento, a diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, disse que o projeto da federação incluiu BRTs na Ponte Rio-Niterói, no Arco Metropolitano, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e na BR-101:

Secretário de Habitação e Urbanismo de Belford
Roxo Jacó participou do evento.
— Um ônibus articulado tira três normais de circulação.
Os palestrantes lembraram que é preciso parar de priorizar o transporte individual.

— Houve aumento de 20% na taxa de motorização em cinco anos. Isso afeta o meio ambiente e a saúde pública. É preciso investir em transporte público, e isso não pode virar somente uma questão política — afirmou Clarisse Linke, diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento.

Para o especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues, a solução para a mobilidade urbana vai muito além:

— Ela passa pelo reordenamento da Região Metropolitana, com melhor distribuição de funções urbanas, como emprego, saúde, educação, entre outras.

Contratos seriam alongados em troca de obras
Rogerio Gomes participou do evento realizado no auditório da FIRJAN em Nova Iguaçu.
Para driblar a crise financeira que assola o país, o governo do estado propôs ao federal que as concessionárias responsáveis pela Rodovia Presidente Dutra, pela Rodovia Washington Luís e pela BR-101 invistam seus próprios recursos em obras de melhoria das vias. Em contrapartida, os contratos de concessão seriam prolongados. A proposta ainda não recebeu aval da União.

— Estamos pleiteando obras no valor de R$ 3 bilhões. Como o governo federal está sem recursos para fazer esses investimentos agora, é uma forma de não ficar parado. Os projetos executivos estão prontos. Se recebermos o aval, em menos de um mês podemos começar os trabalhos — afirmou Osorio.

De acordo com o secretário, esses projetos incluem alargamento de pistas, construção de acessos aos municípios que ficam na beira dessas vias e novas passarelas.
Outra proposta, que não depende do governo federal por se tratar de um trecho estadual, é levar a Via Light até a Avenida Brasil. Dessa forma, o BRT poderá se conectar com corredor Transbrasil. Osorio não deu prazo para a realização da obra.

Fique por dentro
Próximos encontros - O terceiro seminário do ciclo “Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados” terá a Segurança Pública como tema. Ele será realizado na próxima quarta, em Niterói. No dia 28 de maio, o encontro debaterá a Saúde, em São Gonçalo. Para fechar, haverá uma reunião no dia 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio.

Transmissão - Os encontros serão transmitidos pelo site Vozerio, no endereço vozerio.org.br.
Projeto - A iniciativa é da Câmara Metropolitana de Integração Governamental e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com apoio da Firjan e do EXTRA.
Fonte: Marina Navarro Lins/EXTRA
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES