Comments

Belford Roxo atende alunos surdos em dois polos especializados.

BELFORD ROXO - A Secretaria de Educação de Belford Roxo implantou dois polos para alunos surdos. Um funciona no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, e o outro na Escola Municipal Belford Roxo, no bairro das Graças. Somadas, as duas unidades atendem 30 estudantes em dois turnos.

Responsável pelo setor de educação de surdos, Damião Silva explicou que no Constantino Reis funciona o polo que atende alunos surdos do primeiro ao quinto ano de escolaridade. A classe é alfabetizada na metodologia bilíngue, onde aprende Língua de Sinais (Libras) e português. Já a Escola Municipal Belford Roxo atende jovens do sexto ao nono ano e faz a inclusão, pois o aluno participa de uma turma regular com o intérprete de Libras que dá suporte à tradução do conteúdo formulado em sala de aula.

As escolas municipais Professor Paris (Centro) e Yolanda Costa dos Santos (bairro Sublime) funcionam como ponto de apoio para três alunos surdos que já estão com idade mais avançada. “No Ciep Constantino Reis temos seis professores bilíngues (Libras e português). Além disso, são 11 intérpretes de Libras para as quatro escolas. Temos também sala de recursos com computador com lupa aumentada; jogos e tabuadas em Libras, além de revistas e livros com muitas imagens para trabalharmos a metodologia visual”, destacou Damião, ao lado da diretora Vera Lucia Martins, acrescentando que no Constantino Reis funciona também um polo que atende alunos com deficiência visual.

O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, enfatizou que o objetivo é aumentar o atendimento nos dois polos de surdos. “Estamos em fase final de um convênio com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para conseguirmos estagiários de Libras. Esse é o primeiro passo para a contratação. Não temos filas de espera de alunos nos polos, mas nosso propósito é abrir pelo menos mais uma sala para aumentarmos o atendimento”, resumiu Denis.

Entre os principais serviços oferecidos no polo de surdos do Ciep Constantino Reis estão: educação física inclusiva, educação artística, informática em Libras, atendimento educacional especializado, planejamento educacional especializado e xadrez. “Muitos alunos daqui já saíram para o mercado de trabalho. Isso é muito gratificante. Estamos preparados para aumentar o atendimento”, concluiu Damião Silva, elogiando o trabalho das professoras Jalder Alves, Solange Conceição e Taíza Batista.

Veja os locais de atendimento a alunos surdos: Ciep Constantino Reis (Avenida Joaquim da Costa Lima, s/n, São Bernardo; Escola Municipal Belford Roxo (Rua Amália Rocha, 281, Bairro das Graças); Escola Municipal Professor Paris (Rua Padre José Beste, 341, Centro) e Escola Municipal Yolanda Costa dos Santos (Rua Almérico, 139, bairro Sublime). Os telefones da Secretaria de Educação são: 2662-0086 e 2662-0865.
Fotos Rafael Barreto
Fonte: Notícias de Belford Roxo
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES