Comments

Cidades da Baixada Fluminense apresentam novidades em ações ambientais.

Secretario do Ambiente de Belford Roxo, Flavio Gonçalves apresenta o novo Código Ambiental
Foto: Cléber Júnior / Extra
BELFORD ROXO - Em meio ao grande número de árvores sendo cortadas em Belford Roxo por causa de obras e à polêmica do lixo (ver página 3), a cidade aprovou no início deste mês nova legislação ambiental. Entre as novidades, está o IPTU Verde, que vai dar desconto de até 20% para o morador que mantiver práticas sustentáveis em suas casas. Terá direito ao benefício quem tiver espaço verde no quintal, fizer uso de energia renovável ou reaproveitar água da chuva.

Horto municipal de Belford Roxo está sendo revitalizado
Foto: Cléber Júnior / Extra
O secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, de 40 anos, explicou que a iniciativa já começa a valer para a cobrança do IPTU do ano que vem. Quem se encaixar no perfil deve ir até a sede da prefeitura e abrir um protocolo.

— Depois disso, fiscais vão até a casa, comércio, ou empresa solicitante se certificar para realizar o cálculo do desconto. É uma forma de estimularmos o verde na cidade — explica Flávio.

O novo Código Ambiental de Belford Roxo prevê ainda multas mais pesadas para crimes ambientais. Antes, elas eram de até R$ 2 mil. As taxas de licenciamento ambiental também foram reajustadas.

— Nós compatibilizamos a lei municipal com as leis estaduais e federais. Não tem como estimar um valor dessas taxas porque tudo vai depender do tamanho do empreendimento e o crime que for cometido — afirma o secretário.
Secretario promete mais agilidade no licenciamento em Caxias
Foto: Cléber Júnior / Extra
Como o exemplo tem que sair de casa, a prefeitura reabriu o Horto Municipal, no bairro Hinterlândia. O espaço estava abandonado há pelo menos três anos. Por lá, além do plantio de diversas mudas, haverá aulas de Educação Ambiental para alunos das escolas das redes pública e privada do município.


Caxias: licenciamento on-line
Em Caxias, também há novidades no Meio Ambiente. A partir do próximo dia 7, o licenciamento ambiental será feito por meio de uma plataforma digital no site da prefeitura da cidade. A medida deve acelerar o processo de concessão em até seis meses. A média é de um ano para conseguir o documento.

— Ninguém vai precisar ir à sede da secretaria para dar entrada na papelada. Sem contar que a gente acaba com o uso de papel nesse processo e damos mais transparência e agilidade — conta Celso Luis Pereira do Nascimento, de 41 anos, secretário municipal de Meio Ambiente.

Fábio tenta tirar seu licenciamento desde 2014 em Duque de Caxias
Foto: Cléber Júnior / Extra
O empresário Fábio Batista Fagundes, de 40 anos, dono da Fadrix, empresa caxiense de comunicação visual, pode ser o primeiro beneficiado dentro do novo sistema. Ele tenta desde 2014 o licenciamento ambiental definitivo para sua empresa.

Sem o termo, Fábio precisa ir a cada três meses até a sede da Secretaria do Ambiente buscar um alvará para a operação de sua empresa.

— Já perdi diversos contratos com empresas grandes pela falta do licenciamento de operação. Meu processo já foi perdido dentro da prefeitura. Meu negócio não vai pra frente sem a licença — admite.

No sistema on-line, o empreendedor poderá enviar cópias dos papeis exigidos pelo site mesmo. Pelo endereço eletrônico, ele acompanhará o andamento do seu processo.
Fonte: Igor Ricardo/EXTRA
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES