Comments

Belford Roxo realiza 4º Encontro do SUAS

BELFORD ROXO - Com o objetivo de capacitar gestores e técnicos na organização e estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo promoveu na última terça-feira, na Uniabeu, o 4º Encontro dos Técnicos do SUAS. O evento reuniu 50 técnicos, entre psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos que discutiram o funcionamento e o futuro do SUAS.

O encontro contou com a presença da assistente social Fátima Valéria Ferreira de Souza, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que proferiu uma palestra sobre o tema “Trabalho em rede para fortalecer o SUAS no território”. Além da palestra, foi feito o lançamento de uma cartilha que apresenta a área de abrangência dos equipamentos no município de Belford Roxo. Até o fim do ano, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania deve realizar ainda mais três capacitações com os gestores e técnicos.

De acordo com Diogo Bastos, Belford Roxo conta com 12 
Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
Atualmente, Belford Roxo conta com 12 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e uma Casa de Passagem e será reaberto em breve o CRAS Santa Tereza. Em média, 50 mil famílias são referenciadas nos equipamentos do município.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, Diogo Bastos, ao realizar cursos e oficinas de capacitação, o prefeito Waguinho e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, tem o objetivo de fazer com que os gestores e técnicos possam compreender melhor o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social. “É importante que nossos profissionais aprendam a desenvolver e a executar corretamente o SUAS. Desta forma, vamos melhorar a oferta dos serviços oferecidos aos nossos usuários”, afirmou o secretário-executivo Diogo Bastos.

A palestrante Fátima Valéria falou da importância da capacitação para o fortalecimento do SUAS no município. “Estamos discutindo o futuro e o conceito de rede, de território. É importante haver uma integração das políticas públicas desenvolvidas na assistência social. O trabalho em rede é um novo modelo de gestão e de otimizar os serviços oferecidos pelo SUAS aos usuários. É importante que os municípios estejam preparados para essas mudanças”, enfatizou.

Para o pedagogo Alan Pimenta, um dos participantes do encontro, é interessante que os profissionais conheçam as mudanças do sistema para atuar e atender da melhor forma possível aos usuários. Participaram do encontro várias autoridades, entre elas, a secretária-executiva de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Hisolda Rodrigues, a diretoras do Departamento de Proteção Social Especial, Aureli Neves, e do Departamento de Proteção Social Básica, Rosane Gonçalves, Carla Fernandes, coordenadora da Assessoria Técnica do Gabinete do secretário-Executivo, entre outras.
Fonte: PMBR/Notícias de Belford Roxo
Fotos: Rafael Barreto/PMBR/Divulgação 
Texto: Márcia Villanova
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES