Além disso, o aeroclube passará por obras de infraestrutura para receber voos de empresas comerciais. Segundo a assessoria do prefeito Nelson Bornier, já há uma empresa interessada em ter linhas a partir de Nova Iguaçu.

A expectativa é que sejam usadas aeronaves com capacidade para até 50 passageiros. E que o aeroporto da cidade seja alternativa para reduzir o número de voos e o saturamentos do Santos Dumont e de Aeroporto de Jacarepaguá, também no Rio.

O secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes, explica que a área do aeroclube pertence ao Ministério da Aeronáutica, que a cedeu à prefeitura. “Eles renovaram a concessão para a prefeitura por mais 35 anos para operação, administração e manutenção. Este é um dos motivos para a obra ser feita”, explica Antunes.

Mas o prefeito Nelson Bornier afirma que ainda não há prazo para que o aeroporto entre em operação. Segundo ele, está sendo feito no momento um estudo para um projeto futuro no local.

O secretário Luiz Antunes afirma, inicialmente, que a pista está sendo limpa e ampliada. “Essa obra está sendo feita até mesmo para alguma emergência que possa ocorrer em Nova Iguaçu”, contou.

O projeto de revitalização será feito em conjunto pela prefeitura e a Aeronáutica. “A revitalização começou e só vai terminar quando tiver pronto o aeroporto”, afirmou.

Está sendo feita a limpeza da área de pouco e do entorno. Valões que cortam o aeródromo e as manilhas estão limpos para evitar alagamentos, comuns na região.

Posição estratégica
A posição estratégica de Nova Iguaçu, entre o Rio de Janeiro e o Sul Fluminense e na área de abrangência do Arco Metropolitano, que ligará o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) ao Porto de Itaguaí, é apontada como determinante para justificar a instalação de um aeroporto na cidade.

A cidade faz limite com Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Japeri, Queimados e Seropédica. E é cortada pela Rodovia Presidente Dutra e pela Via Light e está próxima da Washington Luiz, que liga a Região Metropolitana à Região Serrana.

O aeroclube fica ao lado do estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube e do Corpo de Bombeiros da cidade, que também receberam terrenos da Aeronáutica.

Inaugurada em 1942
O Aeroclube de Nova Iguaçu foi fundado em 1942. Em 2004, foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por falta de manutenção do asfalto e segurança. O aeródromo fica no Centro da cidade, além de ser o único da Baixada Fluminense.

A pista atual do aeródromo tem quase o mesmo comprimento que a do Aeroporto Santos Dumont. Quando for ampliada, o tamanho passaria a ser maior.

O aeroclube foi usado, durante muitos anos, para voos de instrução e pousos de ultraleves e planadores. Além disso, servia como suporte para pequenos aviões com fins comerciais que passavam ou destinavam-se à região.
Fonte: O Dia