Comments

Conheça as linhas de ônibus que deixaram de circular em Belford Roxo, por ordem judicial.


Desde segunda-feira, três das sete linhas municipais de ônibus deixaram de circular em Belford Roxo. A medida atende a uma ordem da Justiça, por conta da concessão do serviço, sem licitação, as três empresas de ônibus, que se transformou numa batalha judicial desde 2004. A confusão na cidade, que tem 469 mil habitantes, pode ser ainda maior. Segundo moradores de dois bairros, os coletivos de uma quarta linha simplesmente sumiram e não são mais vistos nas ruas.

O desembargador Marcelo Buhatem, da 4ª Câmara Cível, expediu liminar, em 20 de março, determinando a realização de licitação para o sistema de ônibus, além de suspensão imediata de três linhas. Todas estariam sobrepostas a trechos explorados por linhas intermunicipais.
Deixaram de circular as linhas Recantus x Belford Roxo, via Rua Mauá, explorada pela Viação Vera Cruz; Roncale x Belford Roxo; e Lote Quinze x Belford Roxo, ambas exploradas pelas empresas Flores e Rio D'Ouro, que são do mesmo grupo. Com a decisão, moradores do bairro Recantus terão de andar a pé até três quilômetros para ir ao Fórum ou ao Ministério Público, no bairro vizinho de São Bernardo. Para a dona de casa Rosenete Silvana da Silva, de 43 anos, o drama é ainda maior:
- Só ficou o ônibus de Nova Iguaçu ou de Belford Roxo via Jambuí. Nenhum deles passa em Santa Amélia, onde mora meu irmão. Vou ter que gastar R$ 5,60 para pegar dois ônibus ou andar a pé.

Uma quarta linha também 'desapareceu'.
Segundo moradores dos bairros Roseiral e Vila Verde, há dois dias os coletivos da linha Roseiral x Belford Roxo não são mais vistos. A solução, ontem, foi andar a pé ou apelar para as Kombis.
-São apenas dois ônibus na linha. Todos aqui estão reclamando da falta deles. Meu filho faz curso no Centro do município e agora está indo de Kombi. O chato é que as Kombis não aceitam RioCard -disse Maria Romilda, ao lado de outros moradores.

Alguns rodoviários, que pediram para não serem identificados, também confirmaram a paralisação do serviço. Mas oficialmente a Viação Flores informou que a linha continua funcionando.

A Moradora do bairro Roncale, a recepcionista Selma Silva, de 29 anos, reclamou da suspensão da linha Roncale x Belford Roxo.- Meu filho Vítor tem 4 meses e pesa dez quilos. No ônibus, eu entrava levando o carrinho de bebê. Nas Kombis, não há espaço para fazer isso - afirmou Selma.

ENTENDA O CASO
ORDEM ANTIGA
A Justiça determinou a realização de licitação em Belford Roxo, pela primeira vez, no ano de 2004.

NÃO FEZ
O município chegou a assinar um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, mas não realizou a licitação.

EMERGÊNCIA
Em 2010, um decreto municipal regulamentou, a título de emergência, a exploração das linhas pelas empresas que já faziam o mesmo serviço de transporte coletivo no município.

MINISTÉRIO PÚBLICO 
Atendendo a uma nova determinação da Justiça, a Prefeitura de Belford Roxo chegou a preparar uma licitação pública, em 2011, mas o processo foi considerado inadequado num parecer dado pelo Ministério Público.

VIAÇÃO SÃO JOSÉ 
Considerando-se prejudicada pelo edital de 2011, elaborado pela prefeitura de Belford Roxo, a Viação São José entrou na Justiça, pedindo a anulação do processo licitatório.

NOVA LICITAÇÃO
No dia 20 de março, a 4ª Vara Cível determinou a realização de uma nova licitação pública.

OUTRA OPINIÃO
O Transônibus, o sindicato das empresas de ônibus que engloba a São José, a Flores e a Vera Cruz, envolvidas na disputa das linhas de Belford Roxo, disse que o processo licitatório está apenas suspenso e não cancelado.

PREFEITURA RECORRE
A Prefeitura de Belford Roxo informou que já existe outra licitação em andamento, mas vai recorrer da decisão, porque a população ficou prejudicada com a suspensão das linhas.
Fonte: Jornal Extra
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES