Comments

HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA ESTÁ APTO A REALIZAR TRANSPLANTES RENAIS DESDE 28 DE MARÇO.

Até o momento, nenhum paciente do Hospital Federal de Bonsucesso foi encaminhado para a unidade estadual para realização de transplante intervivo

A Secretaria de Estado de Saúde lamenta que o Hospital Federal de Bonsucesso mantenha interrompido o serviço de transplante pediátrico e esclarece:

Fila por transplante - A unidade transplantadora credenciada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, é que é a responsável pelo acompanhamento, inscrição na fila e manutenção do paciente ativo para recebimento de órgão captado de doador cadáver ou quando houver doador compatível. Até o momento, o Hospital Federal de Bonsucesso, do Ministério da Saúde, é a única unidade do Rio de Janeiro que inscreve pacientes na fila para transplantes hepático e renal pediátricos. Atualmente, há três crianças inscritas na fila de transplante renal, com idades entre 12 e 17 anos.

Hospital Estadual da Criança - Inaugurado em 4 de março de 2013 e habilitado pelo SNT para realizar transplante pediátrico de rim, fígado e músculo esquelético em 28 de março de 2013, o hospital estadual está preparado para realizar transplante renal em qualquer paciente pediátrico tão logo um órgão compatível seja captado ou a unidade de origem indique a existência de doar compatível apto a passar pela cirurgia. De 28 de março até agora, não houve doação de nenhum rim pediátrico no estado do Rio de Janeiro nem indicação por parte de unidade de origem para transplante renal intervivos.

Fígado - O primeiro transplante de fígado no Hospital Estadual da Criança foi realizado em 3/04/2013. O menino Natan (da foto) recebeu parte do órgão de seu pai, Ubiratan Tonaso. Outras três crianças que têm doador compatível vivo já estão com seus transplantes agendados, todas pacientes que aguardavam na fila do Hospital Federal de Bonsucesso.

Mais informações sobre o Hospital da Criança:

Programa Estadual de Transplantes – Responsável por regular o sistema de transplantes no estado, o PET atua na captação de órgãos, distribuição aos hospitais transplantadores respeitando a fila, aprimoramento da gestão técnica, subsídio às unidades de saúde e capacitação de profissionais. Ocupando a lanterna no país na área de doação de órgãos até 2010, o Rio de Janeiro registrou nos últimos dois anos o maior avanço nacional, pulando para a atual 3º posição no ranking. Em 2012, foram 221 doações de órgãos, quase o dobro do ano anterior. Em 2013 já foram 32 captações e 100 transplantes. A meta para este ano é superar 250 captações no total.

- A negativa familiar é o principal empecilho na doação. Por isso, é bom que a população saiba que o processo é confiável e transparente -, alega o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo.

Para comunicações e dúvidas sobre transplante, ligue 155.
Para informações, normas e estatísticas, visite www.transplante.rj.gov.br

Gestão – Desde abril de 2012 a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D'Or, que cedeu o prédio - onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro - e passa a gerenciar o serviço público através da Organização Social Instituto D'Or São Luiz, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.
Fonte: Governo do Estado RJ
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES