Comments

Comissão de Fiscalização de Lixões da ALERJ visita municípios da Baixada. Presidente da Comissão Deputada Janira Rocha vistoriou Aterro Sanitário em Belford Roxo.

Deputada Janira Rocha (ao centro) e assessores, Moises Boechat e Rogerio Gomes da Comissão  Executiva do Projeto Iguaçu durante vistoria no Aterro Bob Ambiental em Belford Roxo.
COMISSÃO QUER FISCALIZAR CONTRATOS ENTRE PREFEITURAS E CTRs.
A presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha o fechamento dos lixões e a implantação dos Centros de Tratamento de Resíduos (CTR) do estado, deputada Janira Rocha (PSol), prometeu fiscalizar os contratos entre as prefeituras da Baixada Fluminense e os CTRs da região.
O objetivo da investigação é regularizar a relação entre ambos. Segundo a parlamentar, as prefeituras, ao trocarem seus gestores, deixam para trás dívidas antigas e acabam prejudicando a coleta e o tratamento do lixo. Durante as vistorias da comissão, nesta sexta-feira (14/06), essa realidade foi encontrada nas cidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti. "Nós observamos que existe muito problema na relação dos CTRs com as prefeituras. Os empresários dizem que os prefeitos que saíram não cumpriram com os contratos assinados. As prefeituras atuais não pagaram os atrasados e nós vamos investigar isso. Queremos também fiscalizar as atividades dos CTRs para que a população não seja prejudicada pela interrupção do serviço", anunciou Janira.
No Centro de Tratamento de Resíduos de Belford Roxo, o presidente Moisés Boechat afirmou que essa é uma situação recorrente. "O custo de operação que nós temos é muito grande, a manutenção é alta e por vezes os prefeitos não tem essa visão. Alguns acreditam que os débitos que ficaram de administrações antigas não precisam ser quitados. Isso não pode ser assim. Nós não trabalhamos para os prefeitos e sim para as cidades", disse Boechat.
Durante a vistoria, a deputada também encontrou boas notícias. Janira pode observar o primeiro CTR com um tratamento completo de chorume. "Uma novidade positiva no dia de hoje foi aqui no CTR Nova Iguaçu, onde a gente encontrou, depois de visitar 14 municípios, o primeiro centro com o tratamento completo de chorume. Nós nunca tínhamos visto isso. Existem CTRs licenciados, com 5 ou 6 anos, sem o tratamento de chorume adequado. Nesses casos o chorume viaja pelo estado, o que é muito perigoso", destacou Janira.
Já em Belford Roxo, Moisés Boechat afirmou que em três meses também poderá tratar o chorume de forma correta em seu centro. "Nós temos um contrato assinado com a empresa Era para o tratamento de chorume por osmose reversa. A obra já esta em andamento e deve estar pronta em, no máximo, três meses", confirmou. Foi em Belford Roxo também que Janira pode descrever outros problemas. "Em Babi (Lixão desativado) nós vimos que foi feito uma maquiagem no Lixão, não sabemos quem fez, mas foi feito. Nós olhamos e apesar de nos dizerem que está desativado, vimos que existe o trabalho acontecendo ali. Tinha lagoa de chorume, animais e tratores que tentaram mudar a disposição do solo e da paisagem. E no CTR aqui de Belford Roxo observamos também que existem problemas em relação ao licenciamento municipal", apontou a deputada. Na próxima segunda-feira (17/06), a parlamentar continuará sua série de vistorias, quando visitará o aterro de Seropédica e ao lixão de Catiri, em Bangu.
Fonte: ALERJ/Raoni Alves
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES