Comments

Segunda Feira dia 28 comemora-se o "Dia do Servidor Público".

Feliz do Servidor que usa a oportunidade de sua profissão para fazer as pessoas mais felizes e realizadas.
Nesta segunda feira dia 28 o Prefeito Dennis Dauttmam estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas do município, onde não haverá expediente, sendo assim apenas os órgão e repartições que hajam atendimento de emergência que funcionaram normalmente.

A Profissão de Funcionário Público tem a importante e necessária tarefa de atender o anseio da população em relação a demandas existentes que se fazem necessária no cotidiano do funcionamento da cidade ou melhor da sociedade, onde os "clientes" são o cidadão e o "produto" é obter uma vida de qualidade, e os que tem a difícil  mais honrosa "missão", aliás, oportunidade de realiza lá, precisam gostar e ter compromisso com o que faz, o que não é o comum de se ver no dia a dia, quando a maioria das pessoas que dependem e buscam o serviço público, reclamam de mau atendimento, descaso, relaxamento de alguns "servidores", que provavelmente, infelizes com a profissão, atendem as pessoas "de qualquer maneira, ou são grossas ou ríspidas  e parece mais que fazem um obrigação, e assim obrigam as pessoas a andarem de um lado para outro sem obter resposta e atendimento adequado, à que tem direito, e assim causam nas pessoas um trauma quando pensam em procurar uma repartição pública em busca de atendimento, quem já não teve uma oportunidade ruim como essa para exemplo.     
Precisamos lembrar que eles na verdade, o "cidadão"... somos nós mesmos.
Precisamos lembrar que amanhã... Nós poderemos
estar do outro lado.
Nós do Blog do Lote XV, acreditamos que existem SERVIDORES que buscam e se dedicam em fazer o "seu melhor" para atender a população, ASSIM COMO ELA GOSTARIA DE SER ATENDIDA, em quantas repartições notamos nas paredes o seguinte aviso que DESACATO (Art. 331/Código Penal Brasileiro) " a servidor é crime", que mais parece uma desculpa para atender mau a população e que se você reclamar está cometendo um crime, agora perguntamos, porque omitem que PREVARICAÇÃO (Art. 319/Código Penal Brasileiro) também é crime, e que quando o servidor se omite ou faz sua obrigação de qualquer jeito, também está cometendo uma infração com direito a punição, ou até mesmo que PECULATO (Art. 312/Código Penal Brasileiro) pode afastar o servidor de suas funções definitivamente, que tentar levar vantagem devido a sua função é crime, e que a sua "estabilidade" não é definitiva e que há sim punição a altura para crimes contra a coisa pública, e assim fica o alerta para que da mesma forma como as repartições públicas são protegidas pela Lei o "Cidadão também" é e que a profissão honrada de SERVIDOR PÚBLICO É UM DOM DE DEUS ( a final toda autoridade é instituída por Deus, Rom c13 v1,2) e não uma obrigação como muitos acham e colocam. PARABÉNS NESTA DATA PARA AQUELES SERVIDORES QUE FAZEM DE SUA POSIÇÃO UMA OPORTUNIDADE DE LEVAR AO CIDADÃO QUE OS PROCURAM A CONSEGUIREM OBTER RESPOSTAS AS SUAS DEMANDAS E ANSEIOS DIÁRIOS E ENTENDEM QUE É COM A COLABORAÇÃO DE CADA UM QUE SE CONSEGUE CONSTRUIR UMA CIDADE, UMA SOCIEDADE MELHOR PARA SE VIVER!. 
Se cada um fizer a sua parte... Teremos um Mundo muito melhor.
Conheça um pouco sobre a Data Comemorativa
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Fonte: Brasil Escola/Jussara de Barros
Comentários: Rogério Gomes/ Blog do Lote XV
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES