Comments

Baixada discute confinamento do Samu 192.

O Samu Baixada foi tema de uma reunião na manhã da última quarta-feira, com secretários de Saúde da Baixada e a equipe técnica do Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada) na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Centro do Rio.

O encontro contou com a presença da subsecretária estadual de Saúde, Monique Fazzi, da assessora estadual Parlamentar/Humanização, Fabiani Cardoso Gil, e da coordenadora estadual de Urgência, Gisela Motta de Miranda. A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, abriu a reunião apresentando um histórico da implantação do Samu na região e a pactuação firmada entre os municípios no que diz respeito aos recursos de custeio e humanos para o funcionamento da Central de Regulação, gerenciada pelo consórcio.Bello destacou que a Central foi regionalizada pelo Ministério da Saúde no final de 2013 e novas exigências, que impactam no custeio, estão sendo discutidas entre os gestores. “Os secretários acordaram que para contribuírem com os 25% determinados pela Portaria ministerial, a SES deverá arcar com a sua contrapartida de, no mínimo, 25%, até hoje nunca concretizada.
O MS já repassa ao Cisbaf 50% para o custeio da Central”, ressaltou. A coordenadora estadual de Urgência, Gisela Motta de Miranda, pontuou a participação do Corpo de Bombeiros no atendimento a acidentes com múltiplas vítimas e apoio nas urgências e emergências. Outra dificuldade para o bom funcionamento do serviço pontuada na reunião é o não recebimento dos pacientes socorridos por ambulâncias do Samu nas UPAs estaduais.
O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, defende que cada município tenha a sua estrutura para classificar, diagnosticar e regular o seu paciente, antes de enviá-lo ao Hospital da Posse. “Nós somos o único hospital da região que aceita paciente sem contato prévio ou diagnóstico. Ficamos, dessa forma, sobrecarregados de casos que não são graves e não deveriam estar lá”, desabafa.
Fonte: Jornal Hora H
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES