Comments

Carnaval 2016/Série A: ordem dos desfiles é definida em sorteio. Inocentes de Belford Roxo desfila no Sábado de carnaval.

As 14 escolas da Série A do Rio de Janeiro se reuniram na noite desta segunda-feira (4), na quadra da São Clemente, para um motivo especial: sortear as bolinhas que definiram o dia e a ordem que cada uma desfilará em 2016.

Confira o vídeo na íntegra com o sorteio da ordem dos desfiles da Série A:

A festividade iniciou com show de um grupo de samba e pagode. Em seguida, o produtor musical e intérprete do Salgueiro, Leonardo Bessa, assumiu o microfone no palco, entoou alguns sambas históricos e convocou os cantores das escolas da Série A para se reunirem com ele.
Quem esteve presente acompanhou os vários sucessos cantados na voz de cada um dos intérpretes, que defenderam suas escolas e reviveram sambas que marcaram época em cada uma das agremiações.
O sorteio da ordem dos desfiles começou por volta das 22h45, com a reunião, no palco, dos representantes dos órgãos responsáveis pela organização do Carnaval, entre eles, Jorge Castanheira, presidente da Liesa (Grupo Especial), Déo Pessoa, presidente da Lierj (Série A) e José Carlos Ferreira de Sá, presidente da Riotur.
Previamente, a Lierj já havia divulgado os pares para o sorteio, que ficaram da seguinte forma: Viradouro e Império Serrano; Cubango e Porto da Pedra; Paraíso do Tuiuti e Renascer de Jacarepaguá; Império da Tijuca e Caprichosos de Pilares; e Inocentes de Belford Roxo e Santa Cruz; e ainda, informou que Rocinha, que conquistou o título na Série B, abrirá os desfiles da Série A na Sapucaí, no dia 5 de fevereiro de 2016, seguida da Alegria da Zona Sul, que ficou em 13º na Série A. No sábado, dia 6 de fevereiro, a Curicica, que ficou em 12º, abrirá a noite. A vice-campeã da Série A de 2015, Unidos de Padre Miguel, também vai desfilar no sábado.

Com essa definição, faltava apenas preencher as demais posições na tabela e, sendo assim, cada par de agremiações, com seus dirigentes, subiu ao palco para tirar as bolinhas. Quem tirava bolinha de número maior ganhava o direito a escolher o dia que quer desfilar (sexta-feira ou sábado). A definição da ordem de desfiles durou cerca de uma hora. Confira o resultado final:
Após a definição da ordem dos desfiles, o presidente da Lierj, Déo Pessoa, conversou com o SRZD-Carnaval e analisou o encontro das agremiações: "Correu tudo bem com a festa do sorteio. É claro que alguns ficaram satisfeitos com suas posições, mas outros não. Isso é natural, mas o sorteio que decidiu, e de forma bem transparente. Agora, o que eu desejo é sorte a todas as agremiações e que a gente tenha uma sexta (05/02/2016) e um sábado (06/02/2016) de belos desfiles", afirmou.


Presidente da Lierj afirma que próximo passo é aprovar regulamento para 2016
Definida a ordem dos desfiles da Série A, o próximo passo da Lierj é aprovar o regulamento para o Carnaval de 2016. Déo Pessoa revelou ao SRZD-Carnaval que a cada ano um novo regulamento é criado:

"Temos que fechar todos os detalhes do regumamento até o final deste mês de maio. Vamos nos reunir, através de plenária com os presidentes das escolas para definir tudo isso. A cada ano a gente constrói um regulamento novo. Já mudamos a questão do início dos desfiles de sexta e sábado. Antes, começava às 21h. Passaremos a desfilar a partir das 21h45 em 2016. O motivo da mudança foi que percebemos que havia algumas dificuldades para as primeiras escolas iniciarem seus desfiles. Como agora, o grupo de escolas é menor (14), houve a possibilidade de colocar o início para mais tarde, dando um tempo maior para as escolas se organizarem para entrar na Sapucaí", afirmou.

Quanto a outras mudanças, o presidente acredita que muitas regras de 2015 serão mantidas, como por exemplo, a proibição de tripés ou outros elementos alegóricos com rodas na comissão de frente e a possibilidade de acoplamento de mais de uma alegoria:

"Acredito que não mudaremos muitas coisas. É provável que as mesmas regras que serviram para 2015 servirão para 2016, porém, todos é que decidirão e se houver alguma mudança, será em comum acordo com todos", disse ao SRZD-Carnaval.
Gravação do CD da Série A deve começar na segunda quinzena de agosto
Em 2015, a vendagem do CD das escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro chegou a mais de 40 mil, um recorde que rendeu aos organizadores o "Disco de Ouro". Para 2016, a Lierj pretende antecipar a gravação, em estúdio, das faixas do CD e colocar o produto nas lojas ainda em outubro. Déo Pessoa explicou o motivo:

"Como antecipamos as finais de samba das escolas, vai ser possível antecipar a gravação do CD. Em início de agosto, muitas agremiações já terão escolhidos seus sambas e na segunda quinzena, é bem provável que já comecemos a entrar em estúdio para gravar. Em outubro, as lojas deverão receber os CDs para venda", ressaltou o presidente da Lierj ao SRZD-Carnaval.

Cantores da Série A se reúnem em agradável show e entoam hinos históricos das agremiações. Confira o vídeo:
Fonte: Rodrigo Trindade/SRZD
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES