Comments

Obras de creches estão paradas ou inacabadas em várias partes do país, e não apenas em Belford Roxo como alguns pensam. 45 cidades do Rio Grande do Sul amargam com as paralisações.

Local do canteiro de obras da Creche que seria construída no bairro Parque Amorim no Lote XV foi saqueado e depredado. Obra ainda sem prazo de recomeço.
O Rio Grande do Sul recebeu 659 creches financiadas com o dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Pelo menos 45 cidades gaúchas, no entanto, tem creches com obras inacabadas ou abandonadas, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo).

A creche é mais uma do programa Pró-Infância que a construtora MVC não terminou. A empresa, que é do Paraná, venceu uma licitação do governo federal para fazer 204 escolas de educação infantil no Rio Grande do Sul, usando a própria tecnologia de construção.Enquanto isso, falta vaga para o menino David, de apenas dois anos. Os avós cuidam do neto, enquanto os pais trabalham. “Nós ficamos com ele pela manhã e de tarde meu marido fica”, conta a avó, Vanei Candido. 

 
Em várias cidades e estados do país as obras das Creches do Proinfância foram paralisadas.
As paredes são feitas com chapas prontas, uma mistura de fibra de vidro e gesso. Os componentes são encaixados e por isso a montagem da estrutura deveria ser rápida. Mas não foi o que aconteceu na prática, e a empresa acabou abandonando a obra. 

 
“Eles pegaram um monte de obra e agora não deram conta de fazer. E quem acaba pagando somos nós, o município que está aqui. Eu acho que também é uma responsabilidade do governo federal”, diz o secretário de Educação de Três Cachoeiras, Marco Antônio Policarpo.
No bairro Jardim das Acácias em Itaipu, outra obra iniciada foi paralisada, a empresa responsável a MVC e a mesma que ganhou o contrato no Rio Grande do Sul e também paralisou as obras.
Obras inacabadas como em Três Cachoeiras se repetem em outros 45 municípios do estado. O problema é que agora as prefeituras vão ter que correr contra o tempo. Elas são obrigadas a incluir, até 2016, todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

Assim como a Prefeitura de Belford Roxo a Prefeitura de Três Cachoeiras também decidiu romper o contrato e agora vai fazer uma nova licitação pra terminar a creche. Seguindo as orientações do FNDE, as prefeituras estão reformulando todo processo das implantações das Creches e farão licitações em seus territórios, mas com chamamento nacional em seus editais.

 
Queremos também chamar atenção que seguindo as regras do programa de implantação das Creches do Proinfancia do MEC, cabia as prefeituras do país, a disponibilização de terrenos para a construção das unidades em seus municípios, onde os técnicos deveriam indicar áreas salubres, livres de enchentes e encostas, com a documentação toda regularizada e que fossem feitas as terraplanagens, para assim a construção iniciar, através da empresa indicada por Brasília (pois inicialmente as licitações foram feitas por lá), no caso a MVC que construiria as unidades em Belford Roxo. 
Uma das 8 áreas com terraplanagem finalizadas fica na Rua Alfa no bairro Babi/Recantus.
No município foram aprovadas 21 unidades, das quais, foram iniciadas 2 (uma no Parque Amorim e outra no Jardim das Acácias que encontram-se paralisadas) e pelo menos 8 terraplanagens foram finalizadas (Parque Amorim, Jardim das Acácias, Babi, Nova Aurora, Bom Pastor, Gogó da Ema, Itaipu e Shangrila), ou seja, depois de todo o trabalho dos técnicos durante este período para atender todas as exigências do Governo Federal, agora todo trabalho precisa ser adaptado as novas regras, e aqueles que mais precisam utilizar os serviços, vão ter que aguardar um pouco mais de tempo, para poderem matricular seus filhos nas unidades que serão construídas, para poderem trabalhar sossegados e seguirem suas vidas. Prefeito Dennis Dauttmam já foi a Brasília, pelo menos duas vezes este ano, após as mudanças das regras, para buscar apoio para a retomada das obras no município.
Terraplanagem finalizada também no Caminho das Mulheres no bairro São Jorge em Nova Aurora. Bairro indicados pela Prefeitura tem localizações estratégicas para atender as localidades mais carentes.
A MVC, empresa responsável pela obra, disse que vai assinar a rescisão do contrato amigavelmente. A empresa também informou que acertou com o prefeito de Três Cachoeiras que irá realizar os consertos dos painéis que foram danificados pela chuva após a conclusão das obras de cobertura da escola.
Outra área indicada fica na Rua Gramânia bem ao lado do CIEP Grande Othelo no bairro Gogó da Ema.
Fonte: G1
Editado por: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES