Comments

"Operação Lava Jato" vai virar Série da NetFlix: Diretor de série, José Padilha não vê semelhanças entre Moro e Capitão Nascimento.

 Nova Série da NETFLIX terá como tema a OPERAÇÃO LAVA JATO.  Diretor de Tropa de Elite  será o responsável pela trama.
RIO — Aos 49 anos, o diretor de “Ônibus 174” e “Tropa de Elite” 1 e 2 e colunista do GLOBO está vivendo em Los Angeles, mas se prepara para vir ao Brasil ainda este ano dirigir, para a Netflix, uma série sobre a Operação Lava-Jato. Por enquanto, faz mistério sobre o elenco — por precaução jurídica, os personagens representando os principais políticos e investigadores serão identificados por seus cargos, e não pelos nomes.

A série é baseada no livro do jornalista Vladimir Netto, da TV Globo, sobre a operação, mas também contou com uma equipe própria de pesquisa, que entrevistou inclusive presos pela Lava-Jato nas cadeias de Curitiba, além de procuradores e policiais que participam das investigações. Nesta entrevista por e-mail, Padilha promete revelar acontecimentos de bastidores da operação desconhecidos do público e contar detalhes da pressão sofrida pelos investigadores. O roteiro é assinado por Elena Soares, e os textos dos primeiros episódios estão sendo finalizados — a série terá lançamento mundial, ainda sem data prevista, e mais de uma temporada garantida.

Que tipo de revelações a série poderá trazer ao público? Qual deve ser o tom da abordagem à operação?
O diretor de cinema José Padilha Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo
Se eu contar não serão mais revelações! O essencial, o que gostaria que o público compreendesse, é a natureza das dificuldades que os policiais, os procuradores e os juízes que iniciaram e levaram a Lava-Jato a cabo tiveram que enfrentar. 

Trata-se de um briga de David contra Golias, onde a força tarefa da Lava-Jato sofreu uma enorme pressão do establishment e da quadrilha de empreiteiros e políticos que domina Brasília faz tempo. Acho importante também que o público compreenda que o mecanismo de corrupção que a Lava-Jato investiga coexistiu com partidos de diferentes ideologias, e que a Lava-Jato seguiu uma trajetória investigativa cronológica e pragmática, e não ideológica. Prova disso é que depois de expor o PT, a operação agora esta expondo o PMDB e o PSDB. E todos estão vendo a reação destes partidos contra a operação.

Pela aprovação eufórica que ambos causaram em boa parte da população ávida pela punição a corruptos, como vê as comparações entre o juiz Sérgio Moro e o Capitão Nascimento de “Tropa de Elite”?
Posso comparar uma laranja com a lua, uma bota com um sorvete... Comparações são construções teóricas fáceis, e na maioria das vezes destituídas de qualquer valor intelectual. Em geral, as comparações entre Moro e Nascimento caem nesta categoria.

“Tropa de Elite 1”, principalmente, recebeu críticas por supostamente “heroicizar” o Capitão Nascimento. É uma preocupação sua que isto não ocorra com algum personagem da série da Lava-Jato?
“Tropa de Elite” mostrou Nascimento torturando e matando. De forma explicita. É evidente que o filme era uma crítica do BOPE, e não um elogio à violência policial. Era evidente que Nascimento estava reproduzindo o ciclo de violência criticado no filme ao transformar Mathias, um camarada bem intencionado, em um policial como ele… Foi assim que o filme foi entendido no exterior. No Brasil, Nascimento foi considerado herói por boa pate do público. A questão que se coloca é: por que isto aconteceu no Brasil? Seja como for, não desenvolvo personagens para fazê-los heróis. E não tento dizer ao público como pensar acerca de meus filmes. Será igual com a Lava-Jato.

Nos "Tropas de Elite", o senhor trilhou um estilo que unia as denúncias de problemas do Rio, calcadas na realidade, à ficção, a narrativa de cinema. Qual o risco de a necessidade de estar ancorado à denúncia limitar o lado artístico da ficção? Ou o reverso, de a ficção enfraquecer o teor de denúncia?
Ambos os riscos existem. O essencial é estar consciente deles e fazer escolhas coerentes do ponto de vista da dramaturgia, sem sacrificar o aspecto heurístico (investigativo) do projeto. Vez por outra críticos de cinema chamam meus filmes de didáticos. Eles têm toda razão.

Nos "Tropas de Elite", o senhor trilhou um estilo que unia as denúncias de problemas do Rio, calcadas na realidade, à ficção, a narrativa de cinema. Qual o risco de a necessidade de estar ancorado à denúncia limitar o lado artístico da ficção? Ou o reverso, de a ficção enfraquecer o teor de denúncia?
Uma série de televisão tem também uma lógica interna, que deriva de escolhas relativas à dramaturgia. Acontecimentos aparentemente suprarreais cabem em certas estrutura narrativas e não cabem em outras. Acho que a Elena (Soares, roteirista) fez escolhas muito corretas neste sentido. Já estou acostumado a lidar com fatos “inverossímeis”. De “Ônibus 174” a “Narcos” (série dirigida por Padilha para a Netflix sobre a trajetória do narcotráfico na Colômbia), já narrei uma penca deles!

Ainda estamos muito longe da fase de conclusão dos processos instaurados a partir das investigações. Como contar uma história totalmente em aberto e muito imprevisível?
Mantendo a narrativa em aberto. Por isso acho que filmes não sejam a forma correta de abordar a Lava-Jato.

Episódios mais recentes e inesperados, como a morte do ministro Teori Zavascki, já entraram na história também?
Sim. 

O senhor já se posicionou a favor da cassação da ex-presidente Dilma Rousseff e do atual presidente, Michel Temer pela Justiça Eleitoral por causa das denúncias sobre a campanha de 2014. De fora do país, como vê o governo Temer?
Temer e Dilma foram eleitos com dinheiro de caixa dois e de corrupção, aportado na sua campanha por uma quadrilha que achacou o estado. Desde sempre estiveram ilegais na Presidência da República. Todos nós sabemos disso. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também sabe.
Fonte: MIGUEL CABALLERO - O GLOBO
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES