Comments

Conheça um pouco da Retrospectiva de Lutas e Dedicação de ROGERIO GOMES em Defesa dos Interesses da população Belforroxense e da Baixada Fluminense.


2009: Moradores da região elegem ROGERIO GOMES como representante da população no CAO - Comitê Local de Acompanhamento do PROJETO IGUAÇU o projeto de combate as Enchentes financiado pelo PAC Programa de Aceleração do Crescimento na Baixada Fluminense, e executado pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, órgão do Governo do Estado do Rio, cargo NÃO REMUNERADO.

2009: ROGERIO GOMES participa da 1ª Audiência Pública para discutir as obras do PAC na Baixada Fluminense e o Combate as Enchentes. Participaram da atividades o Ministro das Cidades, o Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do PAC na ALERJ, vários deputados, os Prefeitos dos principais municípios da Baixada, vários vereadores, lideranças comunitárias e jornalistas. Na oportunidade Rogerio quase foi impedido de falar e após a audiência deu entrevista a vários jornais, reclamações surtiram resultados.
2009: Provocado por ROGERIO GOMES, Deputado Rodrigo Neves Presidente da Comissão Especial do PAC na ALERJ, realiza Visita Técnica no Bairro Jardim Brasil no Lote XV e constata a necessidade de ações imediatas na região para Combater as Enchentes. entre as proposta estavam a implantação de uma ESTAÇÃO DE BOMBAS, RETIRADA DAS FAMÍLIAS DA ÁREA DE RISCO DE ENCHENTES, A CANALIZAÇÃO DO CANAL DO OUTEIRO E A URBANIZAÇÃO DOS BAIRROS.
2009: Dr. Carlos Abenza Diretor de Recuperação Ambiental do INEA, justifica a demora em iniciar ações na região do Canal do Outeiro, obras aconteceram primeiro em Nova Iguaçu enquanto lideranças denunciavam o erro que poderia provocar danos maiores a Belford Roxo em caso de fortes chuvas. ROGERIO GOMES denunciou falta de informações em reportagem no jornal.
2009: Em reportagem ao Jornal Extra ROGERIO GOMES denunciou a dificuldade em realizar o acompanhamento das ações do Projeto Iguaçu, devido a falta de informações por parte dos Técnicos do Governo do Estado. Posicionamento de ROGERIO GOMES chamou a atenção do Estado que iniciou ações de escavação e desassoreamento dos rios e canais na região do Lote XV, Parque Amorim, Juremão e Jardim Brasil.

2009: ROGERIO GOMES participa de capacitação com o Coordenador Geral do Projeto Iguaçu o Engenheiro Irinaldo Cabral do INEA, que realiza Visita Técnica aos principais rios da Baixada, explicando o funcionamento dos corpos hídrico e as estruturas hidráulicas de cada região, onde os representantes dos bairros, aprenderam como e por que acontecem as Enchentes e as formas de combatê-las.

2009: ROGERIO GOMES e Lideranças de vários bairros e municípios da Baixada participam de Visita Técnica na foz do Rio Botas que nasce em Nova Iguaçu e desemboca no Rio Iguaçu próximo ao Bairro Amapá em Duque de Caxias, para entender a dimensão do volume de água que passa pela região vindo das serras de Nova Iguaçu, de Tinguá e de Petrópolis que atingem diretamente os bairros da região do Lote XV e adjacências.
2009: ROGERIO GOMES denunciou paralisação das obras no Bairro Jardim Brasil ao Jornal Extra. Canteiro de obras foi desativado sem nenhuma satisfação por parte dos técnicos do INEA.
2009: Apesar de todos os esforços de ROGERIO GOMES para acelerar as obras de Combate as Enchentes no Lote XV e cobranças ao Governo, 4 Enchentes consecutivas em 11/11/2009. 31/12/2009, 15/01/2010 e 25/01/2010, deixaram milhares de desabrigados e desalojados no Lote XV, Parque Amorim, Jardim Brasil, Juremão, Jardim Taboca, Vale do Ipê, Parque Colonial, Jardim do Ipê, Roseiral, Maringá, Parque Esperança, Santa Marta e Vila Pauline.
2009/2010: ROGERIO GOMES mesmo com sua casa e de seus pais alagadas, buscou ajudar as famílias da região, não ficou em casa, pelo contrário, foi as ruas registrar tudo e enviou as denuncias ao Gabinete da Presidência da República através de email, além de participar de inúmeras reportagens onde denunciou o descaso e a falta de ações do governo.
2009/2010: Pai de ROGERIO GOMES ergue uma Barraca na laje para tomar conta da casa durante as enchentes, Dna Graça mãe de ROGERIO GOMES se abrigou no Salão Paroquial e ROGERIO GOMES ficou em casa com o pai e dormiu em cima de uma maca de sua irmão que é esteticista. Mas com o computador ligado em cima de uma mesa, ROGERIO GOMES enviou várias denuncias sobre a catástrofe ao governo e aos jornais.
18/11/2009: ROGERIO GOMES é convocado e participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS ENCHENTES NA BAIXADA realizada na Assembléia Legislativa. NENHUM VEREADOR DE BELFORD ROXO compareceu a reunião que cobrou ações do Governo do Estado e do Governo Federal e o enviou de 500MILHÕES para obras emergenciais na região.

2010: Diante de outras lideranças comunitárias, ROGERIO GOMES propõem ao Representante da ALERJ, do INEA e da Prefeitura a construção de um Conjunto Habitacional na região dos 4 Campos do Apolo XI  no Lote XV para assentar as famílias que seriam retiradas das áreas de Risco de Enchentes.
2010: ROGERIO GOMES propõem ao Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do PAC na ALERJ o Deputado Rodrigo Neves e ao representante do INEA (Governo do Estado) o Engenheiro João Batista a construção de uma ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO na área junto a Ponte do Rio Iguaçu na divisa de Belford Roxo e Duque de Caxias.
2010: ROGERIO GOMES cobrou a retirada das famílias da área de enchentes no Lote XV e a construção da ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO durante a Audiência Pública do Projeto Iguaçu realizado na OAB de Duque de Caxias que contou com a participação de representante do Governo do Estado e de vários municípios da Baixada.


2010: Representantes do Governo do Estado, Secretária de Meio Ambiente Marilene Ramos e o Coordenador Geral do Projeto Iguaçu Engenheiro Irinaldo cabral, apresentam o escopo e cronograma de obras e anunciam a inclusão da implantação da ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO e o Reassentamento de 1500 Famílias nas regiões de enchentes do Pilar em Duque de Caxias e Parque Amorim, Jardim Brasil e Juremão no Lote XV em Belford Roxo.


2009/2010: ROGERIO GOMES cobrou ao então Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, ações emergenciais nos bairros do Lote XV, Jardim Brasil, Parque Amorim, Juremão, Vale do Ipê e nas regiões mais castigadas pelas enchentes.


2010: Governo do Estado sede as cobranças, APÓS AS ENCHENTES e decide pela construção da ESTAÇÃO DE BOMBAS no Lote XV. Estrutura era cobrada a pelo menos 30 anos pelas lideranças e moradores da região. ROGERIO GOMES comemora conquista e acompanha de perto a construção.

2010: ROGERIO GOMES acompanha de perto a construção da ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO DO LOTE XV, um sonho realizado que servirá para escoar o excesso de águas das fortes chuvas e combater as enchentes na região do Lote XV e adjacências.
27/12/2010: A Estação de Bombeamento do Lote XV e finalmente Inaugurada.
27/12/2010: ROGERIO GOMES pondera com o então Governador Sergio Cabral, durante inauguração da Estação de Bombeamento, questão do atraso da retirada das famílias da área de risco, atraso passava de 2 anos para receberem indenização.. Falta de organização e critérios não priorizou, Idosos, Deficientes e mães com filhos em situação de vulnerabilidade.
27/12/2010: ROGERIO GOMES questiona com o Responsável Técnico do Projeto Iguaçu, Dr.Paulo Canedo do Centro de Pesquisas Avançadas da UFRJ, se a Estação de Bombas resolverá o problema das enchentes na região.
27/12/2010: ROGERIO GOMES acompanha de perto os testes de funcionamento da Estação de Bombeamento, ao fundo os Bairros do Juremão e Jardim Brasil no Lote XV.
27/12/2010: A Estação de Bombeamento do Polder do Outeiro no Lote XV e Ianugurada e sua localização estratégica está na foz do Canal do Outeiro na junção com o Rio Iguaçu, na divisa de Belford Roxo e Duque de Caxias.

28/12/2010: No dia seguinte a Inauguração da Estação de Bombas, reportagem sugerida por ROGERIO GOMES é publicada no Jornal Extra e aponta o atraso e descaso do Governo com as famílias atingidas pelas enchentes que aguardavam as indenizações a mais de 1 ano. A Inauguração ficou em segundo plano na reportagem e governo só divulgou a inauguração 15 dias após em uma matéria paga no Jornal O Dia.
28/12/2010: Continuação da reportagem sugerida ´por ROGERIO GOMES.
A participação de ROGERIO GOMES em ações do PROJETO IGUAÇU não pararam por ai e muito em breve estarei divulgando outra matéria sobre o que aconteceu nos anos seguintes de 2011 e 2012. Está reportagem tem o intuito principal de te esclarecer fatos concretos que aconteceram ao longos deste anos informando e esclarecendo sobre uma participação intransigente, pontual, direta e comprometida com os interesses da população, que não se sujeitou ou cedeu as pressões governamentais e, pelo contrário, estabeleceu o reconhecimento dos Representantes do Controle Social do Projeto Iguaçu, simples lideranças de bairros da Baixada que alcançaram resultados esperados a décadas em suas regiões e essas conquistas estão todas registradas nas ATAs das inúmeras reuniões, Audiências e Seminários realizados que comprovam a veracidade de todas as informações aqui apresentadas. Durante os 6 anos de Acompanhamento do Projeto Iguaçu, nós tivemos uma participação marcante e responsável sem ganhar nenhuma remuneração pois nosso trabalho foi Voluntário!!! NUNCA FOI POR DINHEIRO!!!

É por estas e outras que ROGERIO GOMES está hoje mais que credibilizado para exercer a função de Vereador da cidade de Belford Roxo e CONTA COM SEU VOTO E DE SUA FAMÍLIA PARA NO DIA 2 DE OUTUBRO CONCRETIZAR MAIS UMA CONQUISTA QUE BENEFICIARÁ DIRETAMENTE A POPULAÇÃO BELFORROXENSE QUE GANHARÁ UMA VEREADOR DE POSTURA E POSICIONAMENTOS FIRMES E COMPROMETIDO COM A CIDADE E NÃO COM OS GANHOS FINANCEIROS.
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES