Comments

PRO DIA NASCER FELIZ - Em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica.

Exibição e debate do filme Pro Dia Nascer Feliz, seguido de debate com o diretor João Jardim
Sobre o filme: O premiado documentário "Pro Dia Nascer Feliz" (2005) aborda o sistema educacional brasileiro em seus diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, a partir dos pontos-de-vista de instituições, estudantes, professores e famílias, desde escolas públicas em condições precárias a uma luxuosa escola particular; indo de Pernambuco, passando pela Baixada Fluminense e chegando em São Paulo. O filme trata da desigualdade social e da violência no desenvolvimento da juventude brasileira.

Sobre o diretor:
João Jardim
Cineasta e documentarista, João Jardim tem uma história criativa e multidisciplinar que o permite transitar por diversas áreas da produção audiovisual. Intercalando trabalhos entre o cinema e a televisão, suas obras já percorreram os principais festivais do mundo.

Em sua trajetória destacamos o documentário de longa-metragem JANELA DA ALMA – que, com depoimentos preciosos como o do escritor José Saramago, do cineasta Win Wenders e do fotógrafo cego Bavcar, tornou-se a oitava bilheteria de 2001 entre os filmes nacionais; LIXO EXTRAORDINÁRIO- indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011 – onde foi codiretor e também dirigiu o documentário PRO DIA NASCER FELIZ sobre a educação no Brasil, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar. O filme foi ganhador de mais de 10 prêmios em diversos festivais por todo o país.

Seu primeiro filme de ficção, o longa-metragem de GETÚLIO, sobre os últimos 19 dias da vida de Getúlio Vargas, foi lançado em maio de 2014, alcançando mais de 500 mil espectadores nas salas de cinema.

Na televisão seus principais trabalhos são a série NOVAS FAMÍLIAS e FAMÍLIA É FAMILIA, sobre a nova família contemporânea brasileira, exibida com sucesso no canal GNT, e quatro episódios da série POR TODA MINHA VIDA, da TV Globo, sendo dois destes programas – Elis Regina e Nara Leão – finalistas ao Prêmio Emmy Internacional da Televisão.

Por que exibiremos e debateremos o filme?
O Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Campus Belford Roxo realizará a atividade em consonância com a mobilização nacional dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, decorrente de recentes propostas que ameaçam a educação pública brasileira, o projeto original dos Institutos Federais e a sustentabilidade das instituições (Medida Provisória 746, que reformula o ensino médio brasileiro; Proposta de Emenda Constitucional 241, que fixa limites de investimentos; Projeto de Lei 257, que corta direitos trabalhistas; Quadro Orçamentário e Financeiro de 2016, que impõe um quadro de insegurança institucional; e Lei Orçamentária Anual 2017, que não assegura o funcionamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), discutidas na Carta de Vitória: em defesa da educação pública e dos Institutos Federais, e contra o Projeto de Lei 193 (escola sem partido).

 
Data e horário: 7 de novembro, segunda-feira, das 19h às 21h.
Local: Sede Provisória do IFRJ Campus Belford Roxo - CIEP Constantino Reis, Av. Joaquim Costa Lima, s/n, São Bernardo, Belford Roxo/RJ
(Em frente ao Fórum da Comarca de Belford Roxo e Seccional da OAB).
Entrada gratuita e aberta a toda comunidade, conforme programação abaixo:
19h às 20h30 - Exibição do filme
20h30 às 21h - Debate com o diretor João Jardim
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES