Comments

Defesa Civil faz curso de nivelamento e prepara servidores para atuar em desastres ambientais.

BELFORD ROXO - A Secretaria de Defesa Civil e Ordem Urbana de Belford Roxo promoveu nesta sexta-feira (10) o Curso de Nivelamento em Defesa Civil, que teve como um dos objetivos preparar servidores de outros órgãos municipais para atuar em caso de desastres ambientais como queda de barreira e enchentes, por exemplo.

Em épocas de chuvas, Belford Roxo sofre com diversas áreas alagadas. O secretário Robenilson Vasques Fernandes revelou que técnicos da Defesa Civil já estão montando um estudo sobra a atualização do Plano de Contingência, documento onde estão listados todos os procedimentos de prevenção. Ele ressaltou que locais que ficam próximos a rios e canais como os que precisam de mais atenção em épocas de temporais. “Bairros como Babi, Vale do Ipê, Nova Aurora e Parque Amorim, entre outros, possuem históricos de alagamentos. Por isso, o cuidado é maior”, resumiu o secretário.

De acordo com o secretário-executivo, Sérgio Luiz Alves, o Centro de Monitoramento faz a previsão do tempo e verifica principalmente as áreas de alagamento. “Os Núcleos Voluntários de Defesa Civil, conhecidos como Nudecs, são formados pelos próprios moradores que colaboram para minimizar os transtornos causados pelos desastres locais mais comuns na região. Em caso de possibilidade de desastre ambiental eles entram em contato direto com a Defesa Civil pelos telefones 2761-7317, 2761-0558 e 2761-2132 (Centro de Monitoramento)

Os moradores, além de colaborarem mostrando os pontos mais vulneráveis de suas localidades, ainda se tornam parte do Plano de Contingência. Eles recebem possíveis alertas (pode ser por whatsapp, facebook ou telefone) de desastres e repassam para a comunidade.
Além disso, ligando para a Defesa Civil, os moradores ficam cientes de locais em sua região para que, em caso de desastres, possam se encontrar até que a Defesa Civil possa levá-los para abrigos provisórios. São os chamados pontos de apoio.

Redução de desastres
Um dos instrutores do curso, o agente Aroldo de Almeida explicou que a atualização do Plano de Contingência foi um dos temas debatidos. “A participação das Secretarias é importante, pois elas formam a engrenagem do sistema de redução de desastres. Durante o curso, mostramos aos participantes o nosso Centro de Monitoramento, que é fundamental para alertar às comunidades sobre qualquer eventualidade, como a possibilidade de um temporal, por exemplo”, frisou Aroldo de Almeida, que foi um dos palestrantes do curso junto com os agentes Jurandir Paz e Agnaldo Pinto da Silva.

A assessora executiva da Secretaria de Serviços Públicos, Elaine Pereira Francisco, 53 anos, que trabalha há mais de 10 na Prefeitura, foi uma das participantes do curso. Ela gostou do conteúdo do curso e falou sobre a importância de estar preparada para qualquer eventualidade. “Os conhecimentos serão fundamentais no caso de um desastre como temporal e enchente”, arrematou.
Fonte: PMBR
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES