Comments

Professoras de Belford Roxo, Nova Iguaçu e Mesquita vencem concorrência e alcançam aprovação para Pós-Graduação na UFRJ.

Vitoriosas destacam dedicação ao estudo e atenção de professores
BELFORD ROXO - O número da vitória é impar. Sete professoras de Língua Portuguesa recém-formadas pelo Centro Universitário Uniabeu têm mais que a escolha da carreira profissional em comum. Todas sabem o que querem e concordam que o foco e a determinação foram determinantes à aprovação do processo seletivo para a Pós-Graduação em “Literaturas Portuguesas e Africanas de Língua Portuguesa”, na UFRJ, realizado no dia sete de março.

Elas são mulheres de várias idades, algumas são casadas e outras solteiras e sabem qual é o valor da perseverança e da autoestima para avançar na direção do conhecimento, confirmando que o sexo feminino dedica mais tempo ao estudo do que a ala masculina da população brasileira.

Quem são elas?
Se liga nas feras que chegaram com orgulho de representar a Uniabeu e a Baixada Fluminense no campus da Ilha do Fundão: Valdete Rodrigues Vitório, 45 anos, de Nova Iguaçu; Joyce Bonfim Costa, 25 anos, de Mesquita; Nathália Rangel de Matos, 25 anos, de Belford Roxo; Fernanda Oliveira da Silva, 22 anos, de Belford Roxo; Gabriela Cristina Ribeiro de Gouvea, 22 anos, de Belford Roxo; Gerlane Carvalho de Paula Alves, 38 anos, de Nova Iguaçu; e Patrícia Rendall Avelino da Silva, 44 anos, de Belford Roxo.

Para conquistar a vaga, as sete concorreram com 35 candidatos. Mas, como do céu só cai chuva, avião e helicóptero, todas se prepararam para buscar a aprovação ao longo da graduação e intensificaram a carga horária dos estudos próximo da data da prova. “Antes de concluir a faculdade, já tinha decidido que iria fazer Pós-Graduação. Assim que fiz a inscrição, li alguns livros recomendados por professores que tive na Uniabeu e, no período de férias, estudei todos os dias, inclusive durante a semana de carnaval. Mantive essa rotina até o dia da prova”, conta Fernanda Oliveira.

Quem seguiu estratégia semelhante foi a Nathália Rangel. Ela procurou os professores para direcionar os estudos. “Consultei alguns professores da graduação sobre qual o melhor conteúdo estudar, fiz a leitura dos conteúdos e discutia os textos com colegas que também estavam participando do processo de seleção da Pós”, explica Rangel. Nathália e Fernanda frisam que os professores Anderson Brandão e Cláudia Fabiana que foram importantes para a aprovação. 

Já Gabriela Gouvea optou pela interação com aprovados em concursos anteriores para se familiarizar com as características da prova. “Considerei importante conversar com alguns colegas que já tinham feito a Pós na UFRJ, buscando ter informações sobre os critérios de avaliação”, considera. Ela também fez a leitura de vários textos e recorreu ao material de literatura da Uniabeu que, segundo ela, foi importante e colaborou na aprovação.

Todas valorizam muito o tempo de dedicação à análise de textos na fase de preparação e concentração, visando o ingresso na especialização. “Reli todos os textos que tive durante a graduação na Uniabeu sobre as Literaturas específicas e treinei a redação” frisa Patrícia Rendal. Joyce Bomfim definiu as tarde e parte das noites os momentos para agregar conhecimento, enquanto Gerlane Carvalho mantinha a disciplina de estudar no mínimo duas horas todos os dias.

Valdete Rodrigues não deixava passar um final de semana sem se entregar aos livros e aproveitar a base da graduação para chegar ao sucesso acadêmico. “O ensino da Uniabeu foi fundamental para o meu desempenho na classificação para a Pós-Graduação”, afirma. Quanto a qualidade do ensino da Uniabeu, Valdete usa a exclamação para defini-la: “Muito boa!”. A avaliação positiva da Uniabeu é um ponto convergente no grupo.

As sete mulheres vitoriosas são exemplos de que é possível superar dificuldades e barreiras que surgem naturalmente ao longo da vida. Todos, sem exceção, caminham pelas estradas do sorriso e das lágrimas, mas o mais importante é ter o propósito definido e buscar o caminho para alcançá-lo. Gerlane Carvalho, Valdete Rodrigues, Joyce Bonfim, Nathália Rangel,Fernanda Oliveira, Gabriela Gouvea e Patrícia Rendal mergulharam no oceano do saber, enfrentaram ondas gigantes, souberam cair na água e voltar a se equilibrar na prancha, até chegar ao pódio e saborear o doce gosto da vitória. Ao fim da Pós-Graduação, em 2018, a próxima etapa está definida: O mestrado.
Fonte: Noticias de Belford Roxo
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES