Comments

ESTADO DISCUTE ESTRATÉGIAS METROPOLITANAS COM BANCO MUNDIAL



Vicente Loureiro.
Encontro faz um balanço das relações técnicas e financeiras entre o governo do estado e o banco. O seminário contou com a participação de representantes do banco, do governo do estado e de prefeitos e secretários de políticas urbanas dos municípios da região.
Em conjunto com o Banco Mundial e com o Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas, o Rio Metrópole, o governo do estado promoveu, nesta sexta-feira (12/4), um balanço das relações técnicas e financeiras entre o governo do estado e o banco representadas em programas de gestão metropolitana e desenvolvimento urbano metropolitano sustentável.

O subsecretário estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, organizador do encontro, disse que o Estado estabeleceu compromisso com o Banco Mundial de realizar investimentos na Região Metropolitana com o objetivo de criar e desenvolver programas e ações, em conjunto com os municípios, para debater problemas comuns e implementar o desenvolvimento harmônico das cidades.

- O compromisso é o de melhorar o desempenho e a governança do Estado dessa região - sintetizou o subsecretário, acrescentando que será contratada uma consultoria especializada para a preparação de um plano diretor metropolitano.

O seminário contou com a participação de expositores do Banco Mundial e convidados de outras instituições, além de representantes do governo do estado e de prefeitos e secretários de políticas urbanas dos municípios pertencentes à Região Metropolitana.

A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Deborah Wetzel, disse que a governança metropolitana é uma das preocupações da instituição em todo o mundo. Segundo ela, isso é um fenômeno global que desafia administradores em muitos países, onde um grande número de pessoas trocam as áreas rurais por centro urbanos de maior atividade econômica. O êxodo gera inúmeros problemas de moradia, deslocamentos, saúde e educação, entre outros desafios.

- Os países e cidades estão voltando suas atenções para as regiões metropolitanas em busca de respostas para essas questões: como poder impulsionar o crescimento econômico a nível nacional e também como parte do sistema global, como poder se tornar centro de inovação e cultura, como poder entregar serviços de qualidade e de infraestrutura necessárias à população de maneira efetiva, de como poder responder aos desafios globais de mudança climáticas e, por fim, o que é mais importante, como poder financiar e administrar tudo isso - especificou Wetzel.

O Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas, criado pelo governo do estado, pretende estabelecer as condições para a realização do Plano Estratégico para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cujos Termos de Referência foram apresentados no seminário, com ênfase em temas relacionados a uma visão do futuro e da governança da metrópole, como sendo fatores importantes na compreensão das características particulares da região bem como da responsabilidade da sua gestão.

Além dos secretários estaduais da Fazenda, Renato Vilela, e de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, que compuseram a mesa de abertura com a diretora do Banco Mundial, participaram do encontro representantes do governo estadual e do Banco Mundial, prefeituras e instituições ligadas a políticas urbanas dos municípios da Região Metropolitana, entre outros convidados.
Fonte: Governo do Estado RJ

Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES