Comments

Formada há três meses, Orquestra Sinfônica de Belford Roxo é um antigo sonho de moradores da cidade.

Uma cidade cada vez mais musical. Pelo menos esta é a expectativa que se criou agora com a formação da Orquestra Sinfônica Municipal de Belford Roxo, composta por 120 músicos.

O secretário municipal de Cultura, Emerson Pires, dá detalhes da orquestra:- A criação da orquestra foi o pontapé inicial do programa de música que pretendemos implantar. Queremos reunir músicos em diversos projetos e promover eventos na cidade, para dar exemplo às crianças - diz o secretário.
A ideia de formar a orquestra seguiu uma tradição do próprio município.

- Percebemos a vocação musical da cidade e temos muito interesse em incentivar os músicos que moram em Belford Roxo. Podem trabalhar e se apresentar na sua própria cidade. Foi tudo muito rápido, porque apenas reunimos os profissionais, não foi preciso procurá-los - explica o subsecretário de Cultura, Dida Nascimento.
Quase todos os integrantes da orquestra sinfônica são moradores de Belford Roxo - os demais são de municípios vizinhos da Baixada Fluminense. Os músicos têm entre 9 e 60 anos, e a maioria já tinha experiência com o instrumento que tocará nas apresentações. Mas, segundo Emerson Pires, serão emprestados instrumentos para aqueles que não possuem.

O grupo ensaia, todas as terças e sextas-feiras, na Casa de Cultura de Belford Roxo, onde também acontece o curso de música. As aulas teóricas já começaram, mas as inscrições continuam abertas para os interessados em participar. O músico Elton Pereira da Silva, de 44 anos, trabalhava na banda marcial de um colégio particular na cidade, mas agora faz parte da orquestra e é professor das aulas teóricas.

- Há muito tempo, o grupo vinha trabalhando para formar a orquestra. Este ano, conseguimos e vejo que todos estão bem interessados. É gratificante formar cidadãos músicos -- diz Elton, orgulhoso.
Fonte: Jornal Extra
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES