Comments

UNIÃO E ESTADO PROMOVEM ENCONTRO COM PREFEITOS NO PALÁCIO GUANABARA.

Objetivo é auxiliar os gestores municipais em relação à execução dos programas federais.
O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, receberam nesta sexta-feira (26/4) a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e da Saúde, Alexandre Padilha, entre outras autoridades, para a abertura do Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Palácio Guanabara.

Na ocasião, o governador Sérgio Cabral elogiou a iniciativa federal de estabelecer uma relação mais próxima de atendimento às prefeituras fluminenses, lembrando as parcerias já existentes estabelecidas pelo Governo do Estado com os municípios do Rio, como o Somando Forças, programa de repasse de recursos para obras de infraestrutura nas cidades.

- Quero saudar a todos os prefeitos presentes. Esta é uma reunião de trabalho, é o que chamamos de workshop, reunindo os seguimentos do Governo Federal e os prefeitos. Nossa experiência no Estado tem sido muito boa. Temos aqui, por exemplo, o programa Somando Forças, já foram mais de R$ 1,1 bilhão. O prefeito chega e diz que quer fazer uma praça, uma creche, uma escola e a gente entra com 95% dos recursos e os 5% são da prefeitura – disse Cabral.
De acordo com o governador, o encontro mostra que a integração é fundamental. Ele considerou o evento “ uma reunião de crença no Brasil" :

- Temos experiências de sucesso aqui no Rio e acredito que podemos trocar informações com os ministérios e cada vez mais aprofundar nossa relação com a União. Temos muito orgulho da nossa parceria com o Governo Federal e da União estar sempre dando as mãos para a gente junto com os municípios. Então vamos remar na mesma direção, hoje é uma reunião de trabalho, de otimismo, de crença no Brasil e de crença na nossa capacidade de fazer o povo melhorar de vida - acrescentou.

Para a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o Rio de Janeiro é um caso de sucesso pelo esforço que tem realizado em parceria com os municípios para dar continuidade a projetos de infraestrutura. Ideli destacou a iniciativa estadual de criar o Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Rio de Janeiro (EGP-Rio), que tem a finalidade de garantir a máxima qualidade e eficiência na gestão de projetos e convênios.

- Nós temos no estado do Rio um Escritório de Projetos, e este é um bom exemplo de iniciativa. Este escritório apoia e dá condições às prefeituras para a elaboração de projetos. Este é o quinto estado onde nós estamos realizando este encontro de prefeitos e prefeitas, é uma continuidade do Encontro Nacional que aconteceu em janeiro para que a gente pudesse se colocar à disposição das prefeituras para que as obras, as parcerias, os convênios e as políticas públicas que hoje são realizadas nas inúmeras áreas pelo Governo Federal e prefeituras pudessem se concretizar ainda mais.

O Encontro Estadual de Perfeitos e Prefeitas acontece até às 18 horas. O evento tem por objetivo auxiliar os gestores municipais em relação à execução dos programas federais. Equipes dos ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Turismo, entre outros, estarão informando prefeitos de todo o Estado sobre oportunidades de financiamento de projetos municipais.
Fonte: Governo do Estado RJ
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES