Comments

Belford Roxo promove capacitação para combater Febre Chikungunya.

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (07 de janeiro) mais uma capacitação para os agentes da saúde da cidade a fim de fortalecer o combate ao vírus da Febre Chikungunya dentro do município.

A palestra, ministrada pela técnica do Ministério da Saúde, Roberta Carvalho, contou com representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Funasa, da Associação Brasileira de Doenças Raras (ABDR) e das cidades Nova Iguaçu, Japeri, São João de Meriti e Nilópolis.

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegipty (transmissor da dengue) e Aedes albopictus (transmissor da febre amarela), e muito parecida com a dengue. Porém, apesar de ter um índice de mortalidade pequeno, seus sintomas, que vão desde febre até dores articulares muito intensas, podem durar 10 dias ou até perdurar por anos. Hoje, já são mais de 2 mil casos da doença registrados no país. 

O modo de combate ao vírus Chikungunya é o mesmo utilizado para eliminar os focos da dengue. Por isso, a capacitação também serviu para formar agentes multiplicadores de informação, que tem agora o papel de não só combater os possíveis focos da doença, mas de espalhar o conteúdo absorvido por todos os lugares e segmentos da sociedade. 
“O método de combate ao Chikungunya é o mesmo que utilizamos com a dengue. Precisamos da colaboração de toda sociedade neste processo”, enfatizou Roberta Carvalho. 
Já o Superintendente da Vigilância Sanitária de Belford Roxo, Marcio Bravim, frisou que o município já vem se preparando e fortalecendo o combate ao mosquito, porém, se todos não ajudarem neste processo ele não se torna efetivo. “Estamos preparando nossos agentes para identificar e exterminar os focos do mosquito e os vetores. Contamos com a parceria dos governos federal e estadual, e além disso, estamos levando essas informações para as cidades vizinhas. Mas, nada disso adiante se a população não entrar nesta luta. Contamos com a ajuda de todos”, concluiu. 
Fonte: Assessoria de Imprensa PMBR
Fotos: Ronaldo Bapt​
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES