Comments

Belford Roxo vai produzir Cartilha que regulamentará construção de calçadas e utilização de espaços públicos na cidade. Meta será integrar os Deficientes físicos que ganharam mais espaço na cidade.

Luiz Gustavo coordenador do projeto espera retornar em dois meses para fazer avaliação da construção do manual.
Nesta quarta feira dia 8/7, foi realizada no auditório da OAB/Belford Roxo a 2ª etapa do Seminário de Capacitação do Programa Calçada Acessível, onde Técnicos da Prefeitura de Belford Roxo e membros da sociedade civil representantes de grupo de Defesa de Direitos dos Deficientes participaram de uma programação que envolveu em torno de 50 pessoas que estiveram conhecendo questões de legislação existentes sobre o assunto, troca de experiencias com deficientes físicos, conhecimento de sinalização direcionada aos deficientes e uma simulação de deficiência, onde os técnicos, arquitetos, engenheiros, assessores a prefeitura de várias secretarias, estiveram vivenciando experiencias reais sofridas pelos deficientes em seu dia a dia pelos espaços urbanos da cidade.
A coordenadora da CGP - Central de Projetos da SEHURB/PMBR, a arquiteta Fabiana Loiola, avaliou a experiencia e disse que alguns projetos em fase de execução na cidade, como a Praça do Wona possuem equipamentos destinados aos deficientes físicos.
Impactante para muitos que participaram, a simulação gerou reações diversas entre os que participaram e os que assistiam na cidade, que não sabiam o que estava acontecendo. Entre as reações ocorridas, houve situações de um quase acidente, devido a mudança de rota na calçada, pessoas nas ruas que em vez de ajudar e orientar, "chacoteavam" e davam informações erradas ou ignoravam, lojas que invadem espaço das calçadas e impedem a circulação dos deficientes entre muitas outras situações verificadas.

Após a experiencia real do primeiro dia do seminários, os técnicos e grupo participante, se reuniram novamente para assistir a palestra do coordenador geral do projeto o arquiteto Luiz Gustavo representante da ABCP, que apresentou slide com a temática que vai orientar a construção da "Cartilha", aliás "MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS", que regulamentará as próximas ações, projetos e obras na cidade, que incluirá uma Mobilidade Urbana com INCLUSÃO de Acessibilidade as pessoas que possuem algum tipo de deficiência que serão integrados a cidade.
Thiago Ferreira e Leandro (cadeirantes) fazem parte do Grupo "EFICIENTES" que atuam na Escola de pessoas especial Albert Sabin em Belford Roxo e participaram do seminários.
Evento em setembro discutira direitos dos Deficientes nas cidades.
O que pudesse perceber foi que as cidades, ou pelo menos a maioria das cidade, e isso inclui a nossa, não oferecem condições específicas para que os deficientes possam se locomover pelas cidade, que na verdade o principal fator que potencializam as suas limitações, são as calçadas mau projetadas, equipamentos sociais (postes, lixeiras, orelhões, bicicletários e afins) que são verdadeiros obstáculos que se somam aos abusos do logistas que colocam suas gôndolas, placas e mercadorias ou até mesas e cadeiras no meio da calçadas sem o menor respeito as leis, sem falar que eles os "deficientes" não contam com nenhum tipo de sinalização adequada e adaptada as suas limitações nos espaço urbano da cidade o que impossibilita a sua orientação para chegar em seus destinos. Assim eles literalmente precisam "ADIVINHAR ONDE ESTÃO E PARA ONDE VÃO" o que na verdade é o que os deixam "cegos e deficientes", e assim, após as experiencias vivenciadas, foi definido o prazo de 2(dois) meses para a construção do esboço principal do manual, que será avaliado, corrigido e finalizado, após avaliação e sanção do Prefeito Dennis Dauttmam e futuramente apresentado a toda população em uma audiência pública.

Leia mais sobre o assunto no link: http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC35FAC2240135FB11694E18CF.htm 


Presidente Dilma Roussef  sancionou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
A Leia é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

O novíssimo estatuto contém diversas inovações quanto aos direitos da pessoa com deficiência e busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício de seus direitos e de suas liberdades fundamentais, visando à sua inclusão social e cidadania. Segundo a lei, toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

Conheça o texto sancionado por completo:
http://bit.ly/leiinclusao.
Para saber mais sobre o Grupo Eficientes De Belford Roxo acesse sua página no facebook
Matéria Exclusiva do Blog do Lote XV 
Fontes: FIRJAN/ABCP/ Planalto 
Editado: Rogerio Gomes
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES