Comments

Projeto de "padronização de calçadas" a caminho de se tornar realidade em Belford Roxo. Parceria entre Prefeituras, Firjan e empresas criará Cartilha de orientações.

A Prefeitura de Belford Roxo em parceria com a Representação regional na Baixada Fluminense da Firjan e o arquiteto representante da ABCP/RJ, Luiz Gustavo Guimarães. Realizaram nesta terça feira 7/7 na OAB/Belford Roxo em São Bernardo mais uma Seminário da etapa de construção do Projeto de Mobilidade Urbana – "Programa Calçada Acessível" que tem como objetivo estruturar e desenvolver ações em parceria com o poder público para melhorar a qualidade das calçadas, tornando-as mais acessíveis.
Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto, 
explicou que o “Calçada Acessível” tem diversas fases. Na foto ele acompanha a Aurea Fernanda
coordenadora de Reabilitação em saudê de Belford Roxo participando do workshop de vivencia real.
Nesta etapa o Seminário que será realizado em 2 (dois) dias seguidos (7 e 8 de Julho de 2015), prevê o aprofundamento das questões teóricas, mais principalmente a prática, pois os técnicos da prefeitura, incluindo arquitetos, técnicos de edificações, assessores e profissionais das áreas de saudê, políticas para mulheres, transito e transporte e habitação e saneamento e meio ambiente puderão sentir "na pele" o que acontece no dia dia das pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou limitação, onde nesta simulação que foi orientada pelo Arquiteto Luiz Gustavo da ABCP, eles vivenciaram situações corriqueiras deles como "andar de cadeira de rodas", e com bengala "simulando ter deficiência visual" e tiveram que cruzar a Praça Eliaquim Batista, atravessar ruas e cruzar o Shopping da cidade, onde comprovaram quantos tipos diferentes de obstáculos dificultam ou até impede a circulação dos deficientes, lojas e calçadas sem rampas ou inadequadas, muito inclinadas, buracos, calhas muito largas, declividades, gondolas de lojas, orelhões, placas de propagandas, enfim que acabam por segrega-los e dificultar ainda mais suas vidas.
Durante a simulação uma situação real e corriqueira, tive que
auxiliar Seu José morador de São João de Meriti que ficou cego a 20
anos e estava sem acompanhante próximo ao Correio.
Durante a simulação um fato me chamou atenção e tive que tomar providencia e ajudar, acontece que enquanto passávamos em frente a agencia dos Correios na Praça Getúlio Vargas, quando as técnicas da Prefeitura Renata Aleixo da SEHURB e Maria José da CEAMBEL participavam da simulação de deficiência visual, um senhor de aproximadamente 70 anos, seu José que tem deficiência visual era ajudado a atravessar a rua por um rapaz que o deixou na calçada e assim o idoso ficou a deriva, logo me aproximei, me identifiquei e perguntei pra onde ele ia.

 
Ausência de sinalização tátil, calçadas com buracos, postes, orelhões
e calçadas ocupadas por produtos a venda É QUE CAUSAM A
VERDADEIRA CEGUEIRA AOS DEFICIENTES.
Seu José, que é morador de São João de Meriti, frequenta uma Igreja próxima ao Shopping Nova Belford, ele me confidenciou que ficou cego a pelo menos 20 anos devido a uma complicação nas vistas, mas que conheceu a cidade, hoje ele mora com um irmão, mas que não conta com ninguém acompanhando ele quando sai. Falei pra ele que estávamos justamente participando de uma simulação sobre seu problema visual e sobre a criação de uma Cartilha que orientará a padronização de Calçadas no município, ele ficou surpreso e satisfeito com a iniciativa. Deixei ele em frente a C&A onde ajudei ele a pegar sua condução para casa. VALEU A EXPERIENCIA!!.

Além da Firjan, fazem parte do Programa a ABCP, Senai, Crea-RJ, CAU/RJ, FAU/UFRJ, Ministério das Cidades, Sincocimo, IAB, ITDP, IBDD, Andef, iFluxo, Takeda Charrette System e a BlocoBrasil.
O convênio que prevê a realização de seminários e workshops de capacitação técnica em Belford Roxo e outros municípios do estado, visa a elaboração, apresentação prévia e definitiva do Manual Técnico de Calçada para as cidades. 


A iniciativa contempla pelo menos 16 municípios da área l e ll da Firjan. Englobam a esta área, os municípios de Queimados, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, Japeri, Paracambi, Mesquita, Mangaratiba e Seropédica e da área II, Duque de Caxias, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Guapimirim.

Participaram da atividade: Rogerio Gomes do Gabinete do Prefeito, O Secretario de Habitação de Belford Roxo Jorge Soares Braga​, a Secretária de Assuntos Especiais Raquel Dauttmam​, o Secretários de Segurança Claudinei Martins Semsep​, o Secretário de Igualdade racial Rafael de Milan, o Subsecretário e Meio Ambiente Raniere dos Santos, a Superintende de Políticas para Mulheres Vera Xavier Do Amaral​, a Coordenadora de Reabilitação em Saúde Áurea Fernanda, o Coordenador de Transito da cidade Tadeu e sua equipe, o Assessor de Assuntos Especiais da SEHURB Marcelo Tibum, a Coordenadora da Projetos a arquiteta Fabiana Loiola, José Carlos e Inspetor Pinheiro do Gabinete do Prefeito e o irmão do Prefeito Dennis Dauttmam, o empresário Beto Santos entre outros, também representantes de Ongs e lideranças do município.
Matéria exclusiva do Blog do Lote XV
Por: Rogerio Gomes
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES