Comments

Mais verba destinada à cultura nos municípios. Governo do Estado promete mais investimentos na região.

Beto e Ivan são os representantes da Baixada no Conselho
Estadual Foto: DIVULGAÇÃO/CARU RIBEIRO
A Região Metropolitana/Baixada já tem seus representantes da Sociedade Civil para integrar o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). 

Durante a Conferência Regional de Cultura para a região, que engloba 11 municípios, realizada nesta terça-feira, 17/11, no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural Nova Iguaçu, foram eleitos, com votos expressivos, Ivan José Machado da Costa, de Mesquita, e Roberto Gaspari Ribeiro, de Duque de Caxias, como suplente.

Esta foi a quarta de10 conferências que estão acontecendo por todo o estado. A próxima, dedicada à região do Médio Paraíba, está marcada para 23 de novembro, no Espaço Z (Avenida Gustavo Jardim), em Resende.

A Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, participou da
Conferência da Região Metropolitana Baixada (Foto: Caru Ribeiro)
A mesa de abertura teve participação da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental; do Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Zaqueu Teixeira; de Reginaldo Magalhães, em nome de Adair Rocha, chefe da Representação RJ/ES do Ministério da Cultura; do Secretário Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner D'Almeida; da Subsecretária de Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Cristina Penna; e do Secretário Municipal de Cultura de Nilópolis, Augusto Vargas.

A Secretária Eva Doris Rosental destacou sua alegria em dialogar com os produtores culturais de cada região: Este é nossa quarta conferência e ficamos todos muito felizes de chegar perto para poder construir juntos caminhos, alternativas, em um momento de crise aguda por que passa o país. Temos força, desde que tenhamos consciência de que temos de construir juntos.

O Conselho traz essa oportunidade. O país precisa que sejamos todos mais compromissados, mais pró-ativos. E a Secretaria, vem, nesse sentido, construindo várias pontes e parcerias.

Representante de Mesquita, Ivan Machado é músico, produtor musical, regente coral e historiador e foi eleito com 28 votos. Este dia tem uma importância histórica. Este é o primeiro momento em que, de fato, vamos dar visibilidade à Baixada em termos culturais - disse o novo conselheiro.

Beto Gaspari é cantor, ator e compositor de música popular brasileira e recebeu 20 votos. Ele também destacou a relevância histórica de um conselho que conta com a participação da Sociedade Civil e representantes da Baixada. Para mim, é uma honra. Este é um marco na história de batalhas da nossa coletividade. É uma honra estar representando isso.

Ivan Machado e Beto Gaspari juntam-se aos representantes da Sociedade Civil já eleitos nas regiões Metropolitana Leste, na Costa Verde e na Serrana, durante as Conferências Regionais de Cultura realizadas em outubro.

São eles: a atriz e gestora cultural Sayonara Zeitune, representante da Região Serrana e o artista multimídia de Cachoeiras de Macacu, Wellington de Nogueira Lyra (suplente); Albes Ribeiro, mestre de capoeira e articulador cultural, pela Região da Costa Verde ao lado de José Miguel Filho, diretor de teatro e integrante do grupo Revolucena (suplente); Mestre Paulão, capoeirista e presidente da Associação Cultural Rio Brasil Arte e Capoeira e o ativista Felipe Ribeiro, representante do Centro de Cultura LGBT de Niterói (suplente), pela Região Metropolitana Leste.
É a primeira vez que o estado elege representantes de todas as regionais e segmentos artísticos.

O conselho será composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes da sociedade civil. Dez deles serão eleitos por votação nas conferências regionais e seis titulares e seus suplentes serão de segmentos culturais (Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura,  Cultura Popular), uma eleição via internet através do portal www.cultura.rj.gov.br."Os eleitos terão uma participação histórica. É fundamental o comprometimento dos conselheiros para potencializar a cultura. Temos 92 municípios, cada um tem sua singularidade, mas é prioridade pensar no conjunto, unificar a cultura", enfatizou Eva.
Fonte: O DIA/Colaboração de Debora Ghivelder
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES