Comments

Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e o Projeto Iguaçu. Novos passos de Representantes do Controle Social do projeto no Fórum de Nova Iguaçu na busca de soluções.

BAIXADA - Para começar de forma clara, objetiva, devo informar que o ,Projeto de Controle de Inundações, Urbanização e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, conhecido popularmente como PROJETO IGUAÇU, não está morto ou esquecido como algumas pessoas, sem base sólida comentam por aí, nas redes sociais da internet.

È oportuno antes de ser meros “critiqueiros virtuais”, que cultive pelo menos o hábito do acompanhamento em reuniões e pesquisas aprofundadas da matéria. 

Afirmo inclusive, devido a muitas irregularidades encontradas desde o início (fase I e II), este projeto vem sendo paulatinamente investigado, pelo MPF.

E nós, membros integrantes da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu, dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e o bairro de Bangu (zona Oeste do Rio de Janeiro), e as lideranças dos Comitês Locais de Acompanhamento, estamos desde 2007 de forma voluntária, apartidária e continuada cobrando e monitorando veementemente a realização plena de todas as etapas deste grandioso projeto.


Estivemos nesta 2ª quinzena de janeiro/2016 a procura da Promotora Patrícia Gabai Venancio, objetivando solicitar vistas, do inquérito ora em curso e que esta sob sua responsabilidade. Para nós iguaçuanos é de suma importância as intervenções da fase 3. 

Fase esta, que definitivamente resolverá os problemas das enchentes em nossa cidade. Não estamos aqui para enganar ninguém, mesmo porque muitos dos integrantes residem em áreas de riscos e próximos a estes rios e as comunidades nos conhece muito bem.

Acrescentando gostaria de deixar bem claro pra todos que o trabalho de acompanhamento do PROJETO IGUAÇU, transcende interesses individuais e político-partidários, como afirmou meu amigo Alcy anteriormente e as informações utilizadas para que possamos cobrar resposta do governo é fruto de continuo trabalho de pesquisa e envolvimento com a causa, onde buscamos não deixar a chama do projeto se apagar e cair no esquecimento, por isso temos um envolvimento periódico com a questão, provocando atores públicos e também jornalistas, pois tratasse de um projeto de política pública, e não perdemos a oportunidade de cobrar respostas, ou seja, cobrar o REINÍCIO DO PROJETO IGUAÇU, que é uma Plano de Ação de longo prazo dividido em fases, e que hoje encontra-se paralisado no Congresso Nacional a pedido do MPF e do TCU sob investigação de irregularidades.


Ilustração apresentada durante a Audiência Pública do PROJETO IGUAÇU/PAC 2 em 19/09/2012 no Teatro do SESI em Duque de Caxias previa investimentos que ultrapassam os 1,3BILHÕES em investimentos na Baixada. 

Documento emitido em 2015 pelo TCU sobre a paralisação do PROJETO IGUAÇU. 

Mas esse não é motivo pra nossa desistência ou desanimo, pelo contrário, este é o principal motivo para possamos "ficar em cima" e cobrar um retorno do projeto com a LIBERAÇÃO IMEDIATA DOS RECURSOS PREVISTOS, MAIS DE 360MILHÕES para a próxima fase, onde MILHÕES DE MORADORES DA BAIXADA FLUMINENSE SERÃO BENEFICIADOS, mas que não encontramos muitos aliados para nos ajudar na defesa de nossa causa, por isso pedimos a todos vocês para ficarem bem atentos em quem votaram e principalmente em quem estão pensando em votar nas eleições deste ano. Pois depois, quando mais precisamos, cadê estes indivíduos??? Assuma sua responsabilidade e faça a coisa certa porque a democracia é uma construção continua para que possamos conquistar uma sociedade melhor, uma cidade mais digna pra se morar porque, #ERRARCUSTACARO!? - Rogerio Gomes

Entre os investimentos previstos para o PROJETO IGUAÇU - Fase 2, estão as obras de construção do CROSS PARQUE DA BAIXADA, um complexo esportivo de competições de MotoCross e BiciCross e uma gigantesca área de lazer e recreação que na verdade se trata de um grande "Parque Inundável" que terá também a função de proteger a região onde servirá para acumulo de água da chuva assim combatendo as enchentes em toda a região do Lote XV e adjacências na região escoada pelo Canal do Outeiro.

Membros da Comissão Executiva Projeto Iguaçu que participaram da atividade:

Adriano Naval (Nova Iguaçu)

Rogério Gomes (Lote XV- Belford Roxo)

e André Luis do Movimento Coletivo para Reivindicação de Direitos Comunitários - MC - RDC

Para saber mais sobre o PROJETO IGUAÇU acesse os links abaixo:
Fonte: Alcy Maihoní/ http://uniaodanon.blogspot.com.br/
Editado por: Rogerio Gomes/Blog do Lote XV
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES