Comments

Belford Roxo discute o fortalecimento do SUS na 1ª Conferência de Vigilância em Saúde.


BELFORD ROXO - Buscar metas para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Este foi um dos objetivos da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Belford Roxo. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, o evento que aconteceu no plenário da Câmara, reuniu cerca de 200 profissionais do município e representantes de cidades como Nova Iguaçu, Mesquita e Queimados. A conferência abordou o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com Direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro” e serviu também para traçar metas para a Conferência Regional de Vigilância em Saúde, que vai acontecer no dia 11 de agosto, das 8h às 17h, na Casa de Cultura de Belford Roxo.

Os profissionais discutiram temas como “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”, “responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde, Saberes”, “práticas e processos de trabalhos e tecnologias na vigilância”, “vigilância em saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”. Entre as propostas apresentadas pelos profissionais, estão a necessidade de garantir a utilização dos recursos financeiros e sua aplicação e monitoramento, garantir uma política de educação continuada para qualificação permanente de profissionais na área, criação do polo de atendimento humanizado para atendimento de violência e microcefalia, entre outras. 





Representando o prefeito, Wagner Carneiro, o Waguinho, o secretário de Articulação Política, Algacir Moulin, disse que o governo está buscando soluções para oferecer uma saúde de qualidade à população. “Estamos trabalhando para que a saúde do município se torne uma referência na Baixada”, frisou Algacir. Segundo o secretário de Saúde, Silvano Ferreira, as Secretarias de Saúde e de Vigilância Sanitária caminham juntas para proporcionar uma melhor condição de trabalho aos profissionais e fazer com que a população seja bem atendida.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado, salientou que a conferência será uma preparação para a Conferência Regional de Vigilância em Saúde. “O seminário será aberto aos profissionais e gestores da saúde, que vão discutir e apresentar propostas para o desenvolvimento do setor”, comentou Davi Calado. A subsecretária de Vigilância em Saúde do Estado, Rosemary Mendes Rocha, proferiu a palestra e disse que o evento é de suma importância para os municípios e para o fortalecimento do SUS, além da prevenção e promoção à saúde. “A Vigilância em Saúde era um setor que ainda não tinha uma política pública definida. Com esta conferência vamos discutir e apontar sugestões para a área”, disse.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Miguel Jorge falou sobre a importância da conferência municipal. “As discussões aqui abordadas serão levadas para as conferências Regional e Estadual. Belford Roxo será a sede da Conferência Regional em agosto e abrigará representantes de todos os municípios do Estado. A Vigilância em Saúde é um setor que merece destaque”, ressaltou. O encontro reuniu profissionais e representantes de saúde de Belford Roxo, de outros municípios, autoridades, secretários municipais e vereadores.
Fonte: PMBR
Share on Google Plus

About BelfordRoxoNotícias

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS RECENTES